Agricultoras e agricultores familiares do Assentamento Bernardo Marin II, na zona rural de Russas, participaram do dia de campo: Mecanização Agrícola no Ceará, na terça-feira (14). A atividade integrou a programação do evento, que teve início com o seminário Cooperação Agrícola Brasil – China, na segunda-feira (13).
A comunidade recebeu dois tratores e quatro motocultivadores. O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Marcos Jacinto, detalhou a distribuição dos equipamentos e destacou a importância das parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar. “As máquinas entregues no Assentamento Bernardo Marin II são adaptadas à realidade dos produtores e produtoras rurais, tanto os tratores doados pela parceria Brasil-China e os motocultivadores entregues pelo Governo do Ceará. E hoje, tivemos um momento histórico com a capacitação e o início de testagem do maquinário. Isso porque os equipamentos vão fortalecer a atividade no campo, garantindo maior produtividade e ampliação da agricultura familiar na região”, pontuou.
Colaborador no projeto de testagem de máquinas chinesas para a agricultura familiar no Brasil, o diretor geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Ipanguaçu, Geraldo Júnior, explicou a parceria internacional para a distribuição do maquinário. “Este é um projeto inovador de internacionalização entre o Brasil e a China para fortalecimento da mecanização da agricultura familiar. O trabalho tem sido desenvolvido não só no Ceará, mas também no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Maranhão como um projeto-piloto para análises das máquinas e verificação de adequação à realidade da produção dos agricultores familiares do Brasil”.
A Parceria Brasil-China para mecanização de agricultura familiar é fruto de um memorando de entendimentos firmados com o objetivo de potencializar a produção de alimentos saudáveis no Nordeste, por meio da mecanização agrícola adaptada à realidade da agricultura familiar. O projeto tem integração do Consórcio Nordeste, com todas as secretarias da agricultura estaduais do Brasil, do Governo Federal via MDA, prefeituras municipais, movimentos sociais e instituições de pesquisa.
Mecanização agrícola
A atividade contribui para Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola (Lei Estadual nº. 17.609/21). Instituída em 2021, a Lei prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.
A assentada e produtora rural Ana Rejane Oliveira comemorou a chegada das máquinas chinesas e dos equipamentos distribuídos pelo Governo do Ceará. “O maquinário chegou em uma hora muito boa. É muito importante para nós, assentados e assentadas, receber os tratores e motocultivadores e ter uma formação sobre o uso deles. Antes, eu ajudava meu esposo com a limpeza na enxada, hoje, com esse maquinário, tudo muda”, celebra.
Em novembro de 2024, o Governo do Ceará, via Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entregou 270 motocultivadores a associações de agricultores familiares de 85 municípios cearenses. Os investimentos foram de R$ 6,9 milhões.
A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Irineuda Lopes, reforçou o compromisso do Governo do Ceará com a Política de Incremento e Modernização da Atividade Agrícola. “Estamos realizando uma experiência única para a agricultura familiar do Ceará, onde os assentados e assentadas participam de uma formação sobre o uso de máquinas. Este é um importante momento para destacar que a chegada desses equipamentos vai ajudar e garantir uma boa produção e revolucionar a agricultura familiar cearense”, frisou.
O evento também contou com as participações representantes do MST, do Consorcio Nordeste, da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte, da Universidade Agrícola da China (CAU), de sindicatos de trabalhadores rurais, de instituições de ensino, entre outros.
GIPHY App Key not set. Please check settings