O professor Daniel Luz Pinheiro, que ministra o componente de Física na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Vicente de Paulo da Costa, localizada no distrito de Juritianha, em Acaraú, foi selecionado para participar Escola de Física do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça. O educador viaja nesta quarta-feira (28) e passará pela formação até o próximo dia 8 de setembro. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), apoia a realização da jornada de Daniel com o subsídio de passagens aéreas, ajuda de custo e diárias para hospedagem e alimentação.
O CERN é internacionalmente conhecido por abrigar o maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (LHC). Daniel é um dos 20 brasileiros escolhidos, entre mais de mil inscritos, para o programa “Escolas de Professores do CERN em Língua Portuguesa”. A iniciativa é voltada para professores de Física do ensino secundário e conta com participantes de países lusófonos. O curso, ministrado em português, é conduzido por cientistas de renome vinculados à instituição e busca oferecer uma imersão no campo da Física de Partículas.
Durante o programa, os professores têm a oportunidade de participar de aulas teóricas sobre Física de Partículas e áreas correlatas, além de sessões experimentais e palestras. Uma das atividades mais esperadas é a visita às instalações do CERN, que inclui o centro de processamento de dados, detectores e aceleradores de partículas, e uma oficina prática para a construção de uma câmara de nuvens com materiais de baixo custo.
Para o Daniel, esta é uma chance única de aprender diretamente com os melhores pesquisadores da área e, posteriormente, aplicar e compartilhar o conhecimento em sala de aula. “Participar deste programa no CERN é uma oportunidade extraordinária de aprofundar meus conhecimentos em Física de Partículas e trazer esse aprendizado para a realidade dos meus alunos. Espero que essa experiência possa inspirá-los a se interessarem ainda mais pela Física”, ressalta.
A participação no programa não só coloca o educador em contato com o que há de mais avançado na pesquisa científica mundial, como também representa um passo significativo na valorização do ensino de ciências no Brasil, especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros de pesquisa.
“Eu venho de uma origem simples, em que sonhos muitas vezes precisavam se adaptar à realidade. Cresci em um ambiente onde possuir uma bicicleta parecia algo distante, quase inalcançável, e a ideia de viajar de avião era simplesmente impensável. Graças à educação, portas se abriram na minha vida. Consegui me realizar tanto pessoalmente quanto profissionalmente, vendo que o conhecimento realmente tem o poder de transformar nossas vidas. Agora, estou diante de uma oportunidade única e inimaginável: viajar para a Suíça e realizar um curso no CERN. Vou conhecer de perto as pesquisas de ponta que têm o potencial de mudar nossa compreensão do universo. Essa viagem é a prova viva de que a educação pode nos levar a lugares que jamais ousaríamos sonhar”, destaca Daniel.
GIPHY App Key not set. Please check settings