A CeArt já cadastrou mais de 39.908 artesãos de 15 tipologias diferentes
No município de Barro, no Cariri, três irmãs louceiras comemoram a chegada de suas carteirinhas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), política estadual da Secretaria da Proteção Social, de incentivo ao artesanato. Maria Alice, Maria Lúcia e Maria Alves, as “Marias do Rio”, fazem parte da terceira geração da família de dona Antônia Maria da Conceição, artesã reconhecida pelos trabalhos que produzia com argila. Na zona rural, as irmãs tomaram gosto pelo trabalho da avó e começaram a ajudar na produção para garantir o sustento de casa. Faziam peças para vender na feira livre da cidade ou de porta em porta.
Maria Alice conta que receber a carteirinha da CeArt é um reconhecimento pelo seu trabalho. “Estou muito feliz por receber minha carteirinha junto das minhas irmãs. Esse é um documento importante para nós, a prova viva de que somos artesãs reconhecidas pelo Estado. Antes eu tinha vergonha quando me chamavam de louceira, lembrava do passado e de tudo que minha mãe enfrentou para nos criar. Hoje ser chamada de artesã, me faz sentir que estou sendo vista de verdade, que meu trabalho tem muito valor”, completa a artesã.
As Marias do Rio trazem um saber ancestral que, segundo relatos do processo de formação territorial do município de Barro, era muito comum famílias próximas a “barreiros” produzirem panelas e potes de barro. O próprio nome da cidade é sugestivo e faz referência à tradição.
As irmãs louceiras fazem parte dos mais de 39 mil artesãos cadastrados pela CeArt, que intermediou, em 2023, a comercialização de 59.615 peças, fazendo girar um volume de mais de R$ 4,3 milhões em vendas.
A titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, destaca que a CeArt é uma política pública que vem realizando diversas ações de fortalecimento do artesanato no Ceará. “Além da emissão da identidade artesanal, atuamos com a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), assessoramento de artesãos e artesãs em todo o processo produtivo, certificação e valorização dos produtos, e o incentivo à comercialização com as lojas e a participação em eventos nacionais e internacionais”, complementa Onélia Santana.
A gestora ainda lembra que na região do Cariri, a SPS, por meio da CeArt, tem feito um trabalho imersivo nos 29 municípios. “Nestas visitas são realizados diagnósticos da realidade artesanal das comunidades, assessoramento de produção e reconhecimento de potencialidades do território”, afirma. Atualmente, a SPS conta com dois espaços de comercialização da CeArt, no Cariri. Em um deles, na Arena Romeirão, funciona também uma oficina onde artesãos podem trabalhar suas produções.
Serviço
Loja CeArt Cariri
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro
Segunda a sexta, das 8h às 17h Sábado, das 9h às 12h
Arena Romeirão
Av. Presidente Castelo Branco, 4464, Pirajá, Juazeiro do Norte
Segunda a sexta, das 8h às 17h Sábado, das 9h às 12h
Whatsapp Lojas: (85) 99247-4080 (horário comercial)
GIPHY App Key not set. Please check settings