CENTRO; COMERCIO; VENDAS; © THIARA MONTEFUSCO/GOVERNO DO CEARA;
in

Ceará tem o maior avanço econômico do Nordeste, diz pesquisa do Banco Central

#Avançoeconômico #Brasil #Ceará #Comércio #IBGE #Nordeste

A pesquisa ainda mostra que o crescimento do estado foi maior que o da região, que registrou incremento de 3,2% no mesmo período, e significativamente maior que o do Brasil (1%)

Com um crescimento de 4,4% no primeiro trimestre, o Ceará está liderando o crescimento econômico do Nordeste. Os dados são do índice de atividade IBCR-NE, medido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), divulgado nessa quarta-feira (12). A pesquisa ainda mostra que o crescimento do estado foi maior que o da região, que registrou incremento de 3,2% no mesmo período, e significativamente maior que o do Brasil (1%).

O governador Elmano de Freitas comemorou o avanço cearense. “A economia do Ceará registrou o maior avanço do Nordeste no primeiro trimestre de 2024. A liderança do Ceará nesse crescimento econômico regional representa mais emprego e renda para nossa população. É mais oportunidade de trabalho para os cearenses”, enfatizou. Puxada pelo avanço do Ceará, esse foi o maior indicativo do avanço da região Nordeste desde 2015.

Elmano ainda destacou a parceria com o Banco do Nordeste, que tem estimulado crédito para empresas, como um dos motivos para o avanço. “Esse resultado positivo é fruto da política de incentivos fiscais adotada em nosso estado. [Além disso] Em parceria com o Banco do Nordeste, temos também trabalhado para ampliar o acesso dos cearenses às linhas de crédito para promover o desenvolvimento das empresas”, completou.

O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, descreveu o resultado como um “importante indicador”, pois trata-se da “consolidação de políticas econômicas” estaduais. “Esse é um importante indicador, um índice do Banco Central, que é uma prévia do PIB, mostrando excelentes resultados para o Estado do Ceará. O Ceará cresceu, no primeiro quadrimestre de 2024, 4,4%. Número maior do que o Brasil e do que o Nordeste, mostrando a consolidação das políticas econômicas feitas aqui”, pontuou o secretário.

Entre essas políticas econômicas citadas está a busca pela instalação de novos segmentos industriais no Ceará. “A Selic – taxa básica de juros – vem baixando, mas, além disso, o Governo do Estado vem buscando atrair cada vez mais novos segmentos. Temos feito incentivos fiscais importantes para que esses novos segmentos venham a se instalar no Ceará. E isso está se consolidando ao longo de 2024, mostrando que o Estado tem feito um excelente trabalho de política fiscal e econômica, trazendo renda e emprego para população”, concluiu Fabrizio.

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Primeira quinzena de junho deve terminar com máximas de até 36ºC no interior do Ceará

Com apoio da PCCE, Polícia Civil do Rio Grande do Sul prende casal que desviou doações para vítimas do RS