in

Águas do Castanhão não serão transferidas para Região Metropolitana até o fim de janeiro de 2024

Registrando 31,28% de sua capacidade total, o maior reservatório de água do Ceará, o açude Castanhão, não irá transferir água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), pelo Eixão das Águas, até o dia 31 de janeiro de 2024.

A decisão foi tomada pelo Conselho dos Recursos Hídricos do Ceará, o Conerh, em sua 112ª Reunião. O critério para a decisão considera o bom nível de água acumulada na Bacia da Região Metropolitana de Fortaleza, que apresenta um volume atual equivalente a 80,6% de sua capacidade.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destaca a situação favorável na RMF. “No ano de 2022 a os reservatórios da Região metropolitana de Fortaleza atingiram 100%, neste ano o cenário foi bem parecido, chegando a mais de 90%. Com esse aporte, será possível, mais uma vez, não realizar a transferência de água do Açude Castanhão para a Região. Os conselheiros analisaram a situação e até janeiro de 2024 esta será a decisão.”

Conselho de Recursos Hídricos do Ceará

O Conerh é composto por 24 conselheiros distribuídos entre representantes de Secretarias e demais instituições estaduais com atuação na gestão ou no uso dos recursos hídricos; Comitês de Bacias Hidrográficas; instituições públicas federais com atuação em recursos hídricos; organizações civis de recursos hídricos; entidade que congrega os municípios; instituições de ensino superior com atuação em recursos hídricos e entidades dos usuários de recursos hídricos.


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Mais de 14 mil usuários já baixaram o documento do veículo pelo WhatsApp do Detran-CE

Litoral leste do Ceará é cenário de filme nacional