Chamando atenção para a localização de uma droga de alto poder viciante, conhecida como K9.
Na manhã de hoje (11), a RECEITA FEDERAL através do trabalho da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, frustrou a tentativa de recebimento por parte do crime organizado, via correspondências postais, de cinco encomendas que somaram 38 kg de entorpecentes, causando prejuízo aos criminosos de aproximadamente R$ 1 milhão de reais.
A operação ocorreu no Terminal de Cargas e Encomendas, do Aeroporto de Fortaleza.
Para a seleção dos pacotes são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco realizados pelos servidores públicos, que têm como objetivo principal coibir a prática de ilícitos aduaneiros, tais como importações irregulares de produtos.
Uso dos agentes caninos
Durante a operação, outra ferramenta importante foi o uso dos agentes caninos Ithor e Saymon, que entraram em ação e de forma bastante certeira sinalizaram positivamente para a presença de drogas. Os agentes caninos da Receita Federal estão vigilantes na proteção da sociedade.
Material da apreensão
Pacotes contendo 6 kg de spice (k9), 5,5 kg de cocaína e 27 kg de substância análoga à MDMA, provenientes de São Paulo tendo como destino Fortaleza, Itapajé e Maranguape (CE), foram então interceptados e confirmada a contaminação.
Chama atenção a tentativa de envio por correspondência da droga K9, sendo a primeira apreensão desse tipo de entorpecente por parte da equipe.
O K9, também chamado spice, é uma droga que causa uma vasta gama de complicações neurológicas e os usuários muitas vezes relatam o “efeito zumbi” e aumento de agressividade. O MDMA é utilizado como matéria prima de outras drogas (ECTASY, LSD, NBome).
Importância do Trabalho da Receita Federal
A RECEITA FEDERAL esclarece que a importância do serviço de inteligência e gerenciamento de risco executado pelo órgão vem resultando na precisão ao combate aos ilícitos, resultando no prejuízo ao crime organizado, sobretudo com a participação dos cães de faro Ithor, Saymon e Scooter, que são de propriedade da RECEITA FEDERAL, treinados em Vitória/ES, através do Centro de Treinamento de Cães, empresa especializada e contratada para esse fim.
O órgão RECEITA FEDERAL subsidia o Poder Executivo Federal na formulação da política tributária brasileira, previne e combate a sonegação fiscal, o contrabando, a descaminho, a contrafação, a pirataria, o tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins, o tráfico internacional de armas de fogo e munições, a lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e outros ilícitos aduaneiros.
Os entorpecentes serão entregues às autoridades policiais, que farão a investigação a ser conduzida em inquérito policial.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE
GIPHY App Key not set. Please check settings