in

Combate à pesca ilegal resulta em doze detidos e três armas de fogo apreendidas em Pacujá

O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará deteve, nessa quarta-feira (22), doze pessoas por pesca ilegal no município de Pacujá. Durante a ofensiva, foram apreendidas três espingardas artesanais, 260 kg de peixes, dez galões de plástico e oito tarrafas. Aproximadamente 600 kg de peixes vivos foram devolvidos imediatamente ao rio para continuarem o ciclo de reprodução (piracema).

VEJA VÍDEO:

Os policiais ambientais realizam o patrulhamento da área, quando, no final da tarde, foram informados sobre uma ocorrência de pesca ilegal em um trecho do rio Jaibaras, no distrito de Milhã, zona rural de Pacujá. Com a chegada da equipe no ponto de pesca, ocorreu uma fuga generalizada, uma vez que é sabido que, entre 1º de fevereiro e 30 de abril, a pesca continental é proibida por força de lei. Ainda assim, foram capturadas 12 pessoas nas imediações.

Com os suspeitos, foram apreendidos ainda três espingardas artesanais do tipo socadeira, cerca de 260 kg de peixes abatidos, entre piabas, piabuçu, pial e curimatã, dez galões de plástico e oito tarrafas. Além disso, cerca de 600 kg de peixes vivos foram devolvidos imediatamente ao rio, no intuito de permitir a perpetuação das espécies locais.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Sobral, unidade plantonista que cobre a área. O caso foi transferido para a Delegacia Municipal de Pacujá, que conduz investigações no intuito de identificar e capturar os suspeitos e identificar a posse das armas de fogo apreendidas durante a ofensiva policial. Os peixes abatidos foram doados à Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral.

Crime ambiental

A PMCE esclarece que, entre 1º de fevereiro a 30 abril, o Estado vivencia o período da piracema. Na época, diversas espécies de peixes de água doce se deslocam rio acima no intuito de realizar a desova e perpetuar a própria espécie, quando fica vedada a pesca em águas continentais, sendo o exercício da atividade considerada crime ambiental.


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Polícia deflagra operação e cumpre 21 mandados de prisão em Fortaleza e em Russas

Açude Cachoeira, em Aurora, atinge sua capacidade máxima após 14 anos