in

Uece recebe patente por invenção de produto fitoterápico para cicatrização

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) obteve, no último dia 18, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a aprovação de sua segunda carta-patente. O documento visa à proteção nacional da invenção do “processo de obtenção de um extrato enriquecido polissacarídico de caesalpinia ferrea, formulação tópica à base de extratos enriquecido de polissacarídeos de caesalpinia ferrea, uso e processo para obtenção da mesma”.

A invenção é das professoras Ana Maria Sampaio Assreuy, Maria Gonçalves Pereira, Said Gonçalves da Cruz Fonseca e Lívia de Paulo Pereira.

Trata-se de uma nova formulação à base de produto fitoterápico para o tratamento de lesões dermatológicas, a partir de extratos enriquecidos de polissacarídeos obtidos da casca do caule da planta caesalpinia ferrea, conhecida popularmente como jucá e pau-ferro. Preferencialmente na forma de pomada, a invenção pode ser usada no tratamento de lesões dermatológicas em pacientes gerais, diabéticos ou acometidos de outras enfermidades que dificultam o processo de cicatrização de feridas. O produto, portanto, insere-se no ramo farmacêutico.

O produto já passou por fase pré-clínica, ou seja, por testes em laboratório. “A pomada foi testada para verificar o seu poder cicatrizante, mostrando-se capaz de acelerar e antecipar o tempo para cicatrizar as feridas”, destaca a professora e inventora Maria Gonçalves.

A pesquisadora e sua equipe planejam os próximos passos. “Buscaremos parcerias com empresas interessadas em investir na produção dessa pomada e na continuidade dos estudos clínicos [testes em humanos], bem como buscar verbas junto às instituições de fomento no âmbito federal e estadual”, informou Maria Gonçalves.

Essa é a segunda aprovação de patente da Uece, em menos de dois anos. A primeira carta-patente da instituição foi recebida em 2021, após oito anos de seu depósito. A aprovação da segunda patente levou menos de cinco anos. Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “essa conquista é mais um indicativo da firmeza com que a Uece vem trilhando esse caminho de consolidação de sua maturidade acadêmico-científica e da robustez de sua atuação na produção científica e tecnológica.”

O gestor destaca, ainda, que “o que é produzido na Universidade é entregue à população cearense e brasileira para seu benefício, já que, aqui, produzimos ciência e fortalecemos nossa relação com a indústria, com foco no serviço qualificado que prestamos, historicamente, à sociedade. Estamos muito orgulhosos dessa conquista!”

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Uece), professora Denise Carvalho, comemora a conquista anunciada na semana do Dia Nacional da Inovação, celebrado em 19 de outubro. “Estamos muito satisfeitos com a importância da pesquisa gerada na nossa universidade. Graças ao que é produzido aqui em nossos laboratórios, por nossos pesquisadores e equipes, envolvendo professores, alunos e funcionários que valorizam a universidade, as nossas produções acadêmicas podem contar com esse grande acervo de tecnologia que são protegidas, em todo o tempo, pelo NIT”, explica a gestora destacando o processo da invenção enquanto pesquisa, antes da solicitação de patente.

“A carta-patente é um segundo passo para as conquistas, uma vez que nossas tecnologias estão prontas para serem transferidas e irem ao mercado, beneficiando cada vez mais o povo cearense, o povo brasileiro e, quem sabe, até de outros países. Nosso conhecimento gerado é colocado em prática, adquirido para o desenvolvimento dessa tecnologia, resultado de muito esforço e dedicação de toda a nossa universidade”, finalizou a coordenadora do NIT/Uece.


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Polícia Civil prende dois piauienses em posse de 45 kg de drogas em Crato

Museu Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de Futebol inaugura, no Rio, estátua em homenagem a Zagallo