O Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha (MHNCE), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), promove entre os dias 2 e 5 de junho, a I Semana do Meio Ambiente na sede do Museu, localizada no Campus Experimental da Uece em Pacoti. A programação científica é composta por palestras, oficinas, trilhas guiadas e uma exposição dos espécimes do Museu, aberta ao público, durante os quatro dias de evento.
Ao todo, o Museu tem um acervo com cerca de 7 mil peças de plantas, fósseis, mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos. Alguns exemplares taxidermizados e em álcool, além de esqueletos secos, amostras de pele e estruturas anexas como crânios poderão ser visitados gratuitamente pelo público. Boa parte da coleção de mamíferos, especialmente de morcegos, foi depositada por pesquisadores da Fiocruz Ceará como resultado da parceria estabelecida nos projetos desenvolvidos no Maciço de Baturité.
As coleções são importantes, pois cada espécime registrado é identificado e tem dados geográficos associados (local onde ele foi encontrado), ressaltando assim seu grande valor científico.
Os espécimes depositados em museus podem ter usos diversos, em diferentes áreas, como biodiversidade, anatomia, biotecnologia, agronomia, saúde pública e até mesmo pesquisas forenses. Como fontes de pesquisa, os acervos do MHNCE são utilizados por pesquisadores dos cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Agronomia.
Este ano, o MHNCE completa três anos de criação, construindo seu acervo de forma colaborativa e integrada com a sociedade, gerando conhecimento sobre a biodiversidade e promovendo ações de divulgação científica e educação ambiental, vigilância e promoção da saúde, especialmente para doenças que compartilhamos com os outros animais, as chamadas zoonoses.
A pandemia da Covid-19 mostra a necessidade de integrar o conhecimento e a gestão da biodiversidade à vigilância em saúde. Neste contexto, o Museu é protagonista da cooperação entre unidades da Fiocruz do Norte, Nordeste e Sudeste, assim como com o Museu Nacional, no desenvolvimento de projetos de vigilância de zoonoses, em especial dos vírus da família coronavírus, bactérias de importância médica, febre maculosa e outros agentes transmitidos por carrapatos, leishmanioses e outros tripanossomatídeos.
As inscrições para participar da I Semana do Meio Ambiente são gratuitas. Os interessados devem se cadastrar no site e aguardar aprovação. Em seguida, podem se inscrever em cada palestra ou oficina que tiver interesse. Já as visitas de escolas devem ser agendadas previamente pelo e-mail do Museu.
Para mais informações acesse o site do evento
Serviço:
I Semana do Meio Ambiente de Pacoti
Local: Museu de História Natural do Ceará – R. Divino Salvador, 225 (Prédio da Uece)- Centro, Pacoti
Data: 02 a 05 de junho
Horário: 09 às 17h
Gratuito
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings