As chuvas de fevereiro a abril de 2022 ficaram dentro da média, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O acumulado do trimestre foi de 513,3 milímetros.
Conforme a categorização da Funceme, as precipitações são consideradas dentro da normalidade para o período quando ficam entre 440,67 mm e 598,81 mm. Segundo o prognóstico realizado em janeiro deste ano, havia 40% de probabilidade para que as chuvas ficassem nesta categoria.
Considerando o recorte por macrorregiões, as mais chuvosas foram o Litoral de Fortaleza (886,4 mm), Maciço de Baturité (697,8 mm) e Cariri (661 mm), ficando todas com precipitações acima da normal climatológica. As demais apresentaram chuvas dentro da média.
A porção norte do Ceará, principalmente ao longo da faixa litorânea, deverá concentrar as principais chuvas do Estado até o próximo sábado (7), porém, os maiores acumulados deverão ocorrer até sexta-feira (6).
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a intensidade das precipitações deverá variar, porém, com possibilidade de acumulados mais fortes. Nas demais regiões, as chances de registros são mais reduzidas e ainda para registros mais isolados.
Para o próximo sábado (7), a tendência, neste momento, é de redução das precipitações, mas ainda com chuva esperada para as macrorregiões do norte do estado.
Ao longo destes três dias, a Funceme indica ainda céu variando entre nublado – mais ao norte – e parcialmente encoberto em todas as regiões.
O atual cenário meteorológico se dá, principalmente, em virtude da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings