O primeiro fim de semana do mês de abril deverá seguir com cenário favorável para chuvas em todas as macrorregiões, porém com os principais acumulados esperados para os extremos do Estado.
Para o sábado (2), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta céu nublado com as precipitações começando já na madrugada nas regiões Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Uma aviso meteorológico foi emitido reforçando as chances de acumulados expressivos para o norte e sul do Estado.
Já para o domingo (3), a expectativa, neste momento, é que as condições sigam favoráveis para precipitações ao longo de todas as regiões.
A Funceme reforça que as precipitações esperadas para este fim de semana estão associadas à formação de áreas de instabilidade devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.
Com desvio de 31,4%, chuvas de março ficam acima da média
As chuvas de março, segundo mês da Quadra Chuvosa, ficaram acima da média, segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os dados indicam que o acumulado foi de 267,2 milímetros, representando um desvio de 31,4% em relação à normal climatológica. A Funceme aponta ainda que foi um dos 10 maiores acumulados da série histórica para o mês de março.
As precipitações mais expressivas em março se deram, principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano. A atuação de uma Cavado de Altos Níveis (CAN), além de fatores locais como altitude, temperatura e umidade do ar.
Quanto às macrorregiões, todas ficaram acima da normalidade neste último mês, exceto o Sertão Central e Inhamuns, que aparece na categoria em torno da média. Cariri, no sul do Estado, e a Ibiapaba, localizada no noroeste do Ceará, foram as mais chuvosas.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings