Fortaleza sedia encontro anual do Programa do Artesanato Brasileiro
“O que está sendo feito aqui no Ceará está sendo muito bem pensado com uma lógica de desenvolvimento do setor artesanal. É por isso que o artesanato tem trazido renda para o artesão e também visibilidade para o Estado. Um modelo que será replicado para outros estados do Brasil”. A afirmação é do subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, Fábio Silva, durante reunião do Programa do Artesanato Brasileiro, em Fortaleza. A capital cearense sedia, até hoje (11), o encontro com coordenadores de 15 unidades da federação e Distrito Federal para discutir estratégias para o fortalecimento do artesanato brasileiro em 2022.
“A coordenação nacional e as coordenações estaduais estão reunidas para traçarmos o planejamento estratégico do programa, informar dos resultados do ano anterior e planejar o ano corrente dessas iniciativas”, explica o subsecretário.
A programação é organizada pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O primeiro dia do encontro contou com a presença do secretário executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.O evento pretende aprofundar as dicussões acerca do fortalecimento e melhorias para o artesanato brasileiro, bem como o planejamento das ações para 2022. “Por causa das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Ceará, os bons resultados da CeArt nas feiras do PAB e o destaque nacional da Central, que serve de modelo para impulsionar o artesanato de outros Estados, a capital cearense foi escolhida para sediar esse encontro”, afirma a coordenadora da CeArt, Patrícia Liebmann.Durante o evento, a Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato apresentou o projeto Rotas CeArt, que vai traçar 14 rotas do artesanato cearense, por meio de site e aplicativo. Os interessados em conhecer esses fazeres e saberes poderão viajar pelo Ceará seguindo as fascinantes e diferentes tipologias e técnicas que têm sido passadas de geração em geração no Estado.A comitiva também participou de visita à loja da CeArt no Shopping Aldeota e ao complexo CeArt, na praça Luiza Távora, na quinta-feira. No fim de semana, o grupo visita os polos artesanais de Aracati e Aquiraz.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings