in

Internos ganham oportunidade em nova empresa instalada no sistema prisional do Ceará

O remodelado sistema prisional do Ceará acaba de receber a instalação de mais uma empresa. Com a chegada da W.Jota, já são 7 companhias de variados segmentos, em diversas unidades prisionais do Ceará. A atual disciplina e segurança implementadas permitem que empresários direcionem seus investimentos e projetos dentro dos presídios do Estado, o que gera emprego, renda, remição de pena e ressocialização real entre os internos.

A W. Jota está instalada no complexo penitenciário de Itaitinga e possui área de produção de 300 metros quadrados. Todo o material produzido conta com mão de obra de 23 internos e 2 colaboradoras que atuam no treinamento e controle de qualidade.

Os internos já começaram a produzir imãs de geladeira e demais materiais gráficos, como sacolas, material promocional e impressos. A empresa é referência no mercado nacional na produção de imãs de geladeira.

Para o proprietário da W.Jota, Wilson Jr, foi surpreendente o resultado de produtividade dos internos. “Em 2016 fui convidado pela Sejus para conhecer o sistema penitenciário, mas só em 2019 após o início da gestão do Mauro que me senti confiante e seguro em iniciar a implementação da minha empresa. As principais vantagens em trabalhar dentro de uma unidade prisional são segurança, disciplina, produtividade e principalmente crescimento a curto prazo”, ressalta.

O interno Eder Sousa, comemora a nova rotina dentro da unidade prisional. “Com essa oferta de trabalho estamos conseguindo nos tornar novas pessoas. Passamos o dia fora da cela, aliviando a mente e ainda aprendemos algo novo. Está sendo uma experiência única e agradeço ao Estado por essa oportunidade”, afirma.

O secretário Mauro Albuquerque ressalta a mudança do sistema após a secretaria investir em capacitação e educação. “O processo é progressivo e a implementação de empresas dentro das unidades prisionais é um dos resultados. Estamos dando dignidade aos internos e retorno à sociedade, preparando-os para retornarem como cidadãos ressocializados para o recomeço de uma vida nova”, conclui.

Cadeias produtivas

A instalação da W.Jota é parte do projeto Cadeias Produtivas. Em pouco mais de 2 anos, o programa já recebeu 6 empresas e em breve receberá mais quatro instalações. O plano é fomentar um sistema prisional robusto com qualificação, trabalho e educação para todos os internos que cumpram pena no sistema prisional do Ceará. Nesse projeto, a metade do salário é enviada a família, 25% entre como depósito judicial para benefício futuro do interno em liberdade e os outros 25% retornam ao sistema prisional para investimento em melhoria.

Empresários ou industriais interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso no telefone 3101-7714 ou através do email cispe@sap.ce.gov.br

Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Polícia Federal deflagra operação no combate ao tráfico internacional de drogas no aeroporto de Fortaleza

Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal no Eusébio