in

Ceará ganha Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência​

PROGRAMA PRAIA ACESSIVEL RETOMA ATIVIDADES NA PRAIA DE IRACEMA FOTOS: TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA TAGS: PRAIA ACESSIVEL, ACESSIBILIDADE, PRAIA DE IRACEMA, SPS

O mecanismo assegura a promoção de políticas públicas para prevenção, integração social e atendimento especializado a esse público

Através de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada à Assembleia Legislativa – e aprovada pelos deputados, nessa quinta-feira (3), o Governo do Ceará criou o Fundo Estadual para Pessoa com Deficiência. O projeto, além de atualizar as denominações utilizadas na Carta Magna Estadual em conformidade aos avanços jurídicos e técnicos dos últimos 33 anos sobre a questão, assegura a promoção de políticas públicas para prevenção, integração social e atendimento especializado a esse público.

Pelas redes sociais, a governadora Izolda Cela comentou o fato. “A PEC, aprovada ontem pela Assembleia, prevê que os recursos do fundo serão utilizados para o desenvolvimento de ações que protejam e ampliem os direitos dessas pessoas”, afirmou. A chefe do Executivo estadual reconheceu o empenho dos parlamentares em aprovar a medida. “Agradeço às deputadas e deputados pela presteza na aprovação desta importante pauta”, disse Izolda.

Na justificativa do projeto, o Poder Executivo cearense ressaltou a importância de promover e proteger os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência. O fundo criado será voltado para o financiamento de programas, projetos e ações.

De acordo com a PEC, essas finalidades receberão atenção máxima do Estado, levando em consideração causas sociais, biológicas, nutricionais, acidentais, medicamentosas e radioativas. Além disso, também será assegurado diagnóstico precoce, de tratamento e de desenvolvimento de pesquisa especializada.

O Governo do Ceará já desenvolve algumas ações específicas para pessoas com deficiência, a exemplo do programa Praia Acessível, da Central de Intérprete de Libras (CIL), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e para as Pessoas com Deficiência, livros com acessibilidade em bibliotecas, serviço de transcrição de materiais em braile nas escolas, os centros de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece) e de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), além do Programa de Prótese Ocular e do Núcleo de Estimulação Precoce (NEP), dentre outros.


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Todas as rodovias federais estão desbloqueadas, informa Polícia Rodoviária Federal

Dez pessoas são presas em operação da Polícia Civil nas cidades de Paraipaba, Trairi e Paracuru