Conhecido como Mamãe Falei, o deputado estadual de São Paulo perdeu o mandato por 73 votos sim contra nenhum não
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val. A sessão extraordinária foi convocada para a tarde desta terça-feira (17/5). Para que o parlamentar perdesse o mandato precisaria apenas de maioria simples, com 48 votos.
Conhecido como Mamãe Falei, foram 73 votos sim e nenhum não. O pedido para que a votação nominal fosse feita em plenário foi aprovada pelo Conselho de Ética da Casa Legislativa por unanimidade.
O ex-deputado foi cassado depois que vários áudios gravados e enviados por ele em um grupo de mensagem foram vazados. Ele dizia, em uma viagem à Ucrânia, que as refugiadas ucranianas são “fáceis porque são pobres”. Isso aconteceu no início de março, durante invasão da Rússia no país vizinho.
Ele viajou à Europa ao lado de Renan Santos, um dos dirigentes do MBL (Movimento Brasil Livre), para acompanhar o conflito.
Com a repercussão, Do Val retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, pediu desfiliação do Podemos e saiu do MBL. Ele também disse que os áudios que enviou foram um “erro num momento de empolgação”.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings