in

Acidentes de Trânsito: A Principal Causa de Internações no Hospital Regional Vale do Jaguaribe Durante Feriados Prolongados

HRVJ recebeu 50 pacientes vítimas de acidente de trânsito durante a semana santa

O feriadão prolongado que ocorreu da última sexta (18) até a última segunda-feira (21), unindo semana santa e Tiradentes, teve maior número de entradas por acidentes de trânsito na urgência e emergência do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). Esse ano, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, recebeu 50 pacientes vítimas de acidentes nos quatro dias, o que representa 28% a mais que o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 39 admissões devido a acidentes.

Os números trazem um alerta para os cuidados que devem ser tomados nos veículos, principalmente nos períodos de festas, quando há maior movimentação nas estradas, principalmente para quem conduz motocicletas. Das 50 entradas mencionadas, apenas quatro foram por acidente de carro. As demais, 46, foram acidentes de moto, sendo que 56% dos condutores estavam sem capacete e 30% haviam ingerido bebida alcoólica.

Foi o caso do paciente A.V. da S., de 34 anos, que deu entrada na emergência do HRVJ no último domingo (20) após uma queda de moto na barragem das Pedrinhas, em Limoeiro do Norte. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). “Eu vinha de uma brincadeira na barragem e ‘sobrei’ na curva. Me lembro até aí. Depois não lembro de mais nada”, relata. O paciente bateu a cabeça, teve trauma no ombro esquerdo, fraturas faciais e escoriações.

Em feriados e períodos festivos, é comum aumentar o número de acidentes graves

O HRVJ é referência na região em trauma e politrauma, com especialistas nas áreas de cirurgia ortopédica e traumatológica, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia plástica e cirurgia bucomaxilofacial. O médico coordenador da emergência do HRVJ, Matheus Henrique, destaca que em feriados e períodos festivos é comum aumentar o número de acidentes graves com politraumatismos e traumas cranioencefálicos.

“Enquanto profissional da saúde, eu faço um alerta à comunidade do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste no sentido de adoção de medidas preventivas. O uso do capacete e do cinto de segurança, assim como evitar o consumo de álcool por motoristas e condutores são mais que atitudes de segurança e proteção, são também um gesto de amor: amor por nossos familiares que nos aguardam na forma de seu abraço e apreço pelo nosso papel no gozo da plenitude de nossa condição física saudável”, alerta.

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Limoeiro do Norte é uma das cidades contempladas com Wi-Fi gratuito na 2ª fase do programa Ceará Conectado