O Ceará é o estado brasileiro com a maior proporção de estudantes do Ensino Fundamental matriculados em tempo integral, alcançando 54,9%, de acordo com os dados do Censo Escolar 2024, divulgados, nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação. No Ensino Médio, o estado também se destaca, ocupando a segunda posição nacional, com 54,6% dos alunos nessa modalidade, ficando atrás apenas de Pernambuco (69,6%).
A educação em tempo integral é uma das prioridades da política educacional do Governo do Ceará, que tem promovido uma série de ações estratégicas para expandir essa modalidade em todas as etapas da educação básica.
Em 2023, o Governo do Ceará iniciou a ampliação do regime de colaboração com os municípios ao desenvolver o Paic Integral, ação que estabelece a jornada prolongada, com incentivo técnico financeiro e pedagógico, iniciando pelas turmas de 9º ano. Um total de 164 municípios aderiram, propiciando a oferta a 52.452 estudantes. O investimento foi da ordem de R$ 104,9 milhões.
Em 2024, foi a vez do 8º ano, com os mesmos incentivos. A adesão foi feita por 157 municípios, beneficiando 53.392 alunos. O Governo do Ceará aportou recursos no valor de R$ 103,4 milhões.
Ensino Médio
A rede estadual conta atualmente com 367 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 12 escolas do campo e uma Escola Família Agrícola (EFA). Nessas instituições, os estudantes têm acesso a um currículo diversificado, com formação acadêmica, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, atividades culturais, esportivas e preparação para o mundo do trabalho. Além disso, recebem três refeições diárias, material didático completo, apoio pedagógico contínuo e formação para os professores.
“A política de tempo integral no Ceará vai muito além de estender a permanência dos estudantes na escola. Ela representa uma nova forma de aprender, com um currículo diversificado, que valoriza o protagonismo juvenil, a inovação e o desenvolvimento integral. Os investimentos realizados pelo Governo do Ceará, tanto na infraestrutura quanto na formação de professores, demonstram o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora para os nossos jovens”, destaca a secretária da Educação, Eliana Estrela.