
HRVJ conta com clínica psiquiátricas que atendem pacientes encaminhados via Central de Regulação
Caio (nome fictício) foi admitido no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, devido a um transtorno depressivo. Somente em 2024, ocorreram 39 admissões por depressão no equipamento, sendo a principal causa de procura na clínica psiquiátrica da unidade.
O estudante, de 23 anos, conta que tudo começou quando ele tinha entre 15 e 16 anos de idade, após algumas frustrações e um relacionamento abusivo. “Os sintomas começaram a se agravar e foi aí que comecei a buscar ajuda terapêutica com a psicóloga e com médico clínico geral, que receitou alguns medicamentos, mas que a princípio não funcionaram. Então eu abandonei o tratamento por conta própria e fui empurrando com a barriga. Alguns anos se passaram, eu concluí o ensino médio e fui fazer faculdade em Fortaleza. No terceiro semestre do curso os mesmos sintomas, que eram tristeza e falta de apego pela vida, voltaram a acontecer”, conta o jovem.
A médica psiquiatra do HRVJ, Ana Carolina Asfor, conta que a depressão é um transtorno mental comum e potencialmente incapacitante, que vai muito além da tristeza passageira. Caracteriza-se por humor deprimido persistente, perda de interesse nas atividades do dia a dia, fadiga, alterações no sono e no apetite, além de dificuldades de concentração e impacto significativo na vida pessoal e profissional. “Suas causas são multifatoriais, envolvendo predisposição genética, alterações neurobiológicas e fatores psicossociais, como estresse crônico, traumas e eventos de vida negativos”, disse.
A internação de uma pessoa com depressão pode ser indicada em situações de crise, quando a doença ameaça a vida do paciente. “Aqui estarei mais recluso do mundo e com uma medicação ajustada, para quando retornar para casa continuar com o tratamento”, relata Caio.
A psiquiatra aponta que o tratamento da depressão é baseado em uma abordagem integrada. Os antidepressivos são receitados, assim como a psicoterapia, em especial a terapia cognitivo-comportamental (TCC). “Em casos mais graves e resistentes, outras estratégias devem ser traçadas pelo profissional de saúde. A prevenção passa pelo reconhecimento precoce dos sintomas, controle de fatores de risco e promoção de hábitos saudáveis, como atividade física regular, sono adequado e fortalecimento do suporte social. O tratamento adequado pode restaurar a qualidade de vida e reduzir o impacto da doença a longo prazo”, explica.
Psiquiatria no HRVJ
A Clínica de Psiquiatria do HRVJ funciona desde 2022, atendendo pessoas das macrorregiões do Vale do Jaguaribe, do Litoral Leste e do Sertão Central. As principais causas de internação são transtorno depressivo, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos mentais por uso de álcool e outras substâncias. O setor conta com uma equipe multiprofissional, composta por: psiquiatra, psicólogo, enfermeiro especialista em saúde mental, técnicos de enfermagem, assistente social e fisioterapeuta. Os pacientes acessam o hospital via Central de Regulação do Estado.