Governo do Ceará entregou novo posto de atendimento na Capital e anunciou novas Casas do Trabalhador, entre outras ações
A partir desta quinta-feira (20) os trabalhadores e empreendedores cearenses passam a contar com um posto de atendimento localizado na nova sede da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET), no Centro de Fortaleza. O espaço contará com serviços do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) do Programa Ceará Credi e tem capacidade para mais de 1.500 atendimentos por mês.
A entrega contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do titular da SET, Vladyson Viana, do presidente do IDT, Raimundo Angelo, entre outras autoridades.
Na oportunidade, o governador participou do lançamento do Observatório do Trabalho e autorizou a construção de duas Casas do Trabalhador no Ceará. As unidades serão construídas em Maracanaú e Limoeiro do Norte.
“Nós alcançamos mais de 110 mil empregos de saldo positivo no Ceará. Isso é muito importante para as famílias cearenses. Vamos continuar com esse trabalho para que a gente possa dinamizar ainda mais a economia cearense, para gerar mais oportunidade de emprego para o nosso povo”, afirmou o governador.
Uma terceira Casa será implantada em breve no Centro da Capital. Nesse sentido, foi assinado um Termo de Cooperação com a Secretaria da Cultura do Ceará para intervenções de conservação e restauro do Palacete Carvalho Mota, que vai abrigar a Casa do Trabalhador.
Outra parceria foi firmada, desta vez com o Ministério do Trabalho, para credenciamento de um posto de atendimento IDT/Sine no Centro de Baturité. De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, Ceará tem contribuído para o crescimento da economia brasileira.

“Criamos em dois anos, em parceria com os estados, mais de 3 milhões de empregos formais, uma das menores taxas de desemprego na história do nosso País, e continuamos crescendo. Crescemos surpreendendo o tal do mercado”, projetou.
Dentre os estados nordestinos, o Ceará tem atualmente a menor taxa de desemprego. Em 2024, o estado registrou cerca de 1.4 milhão de empregos com carteira assinada.
Mais atendimento
No posto de atendimento da SET o cidadão encontra diversos serviços do IDT, como cadastro e encaminhamento para o mercado de trabalho, habilitação no seguro-desemprego, orientação quanto à CTPS digital, cadastro no Programa Estadual VaiVem autônomos, dentre outros.
Considerando o entorno com a presença de muitos pequenos empreendedores, o local contará com atendimento do Ceará Credi para dar apoio na obtenção do investimento e ampliação destes negócios.

“Para esse conjunto de políticas acontecerem, precisamos de uma Secretaria forte, com equipe qualificada, como temos com essa nova sede no Centro da Capital. Entendemos que essa ainda é uma área de grande comercialização e muito empreendedorismo e precisa do nosso apoio”, ressaltou Vladyson Viana.
Nilcilene Pereira de Almeida, de 57 anos, está em busca de emprego há cerca de 1 ano. Ela está confiante em receber encaminhamento. “É muito importante ter nossa carteira assinada para nosso futuro, né? Espero conseguir alguma vaga aqui, se Deus quiser”, acredita.
Sávio Dias, 45, diz que não tem tempo ruim para o trabalho, por isso já exerceu diversas atividades profissionais. Segundo ele, o importante é não ficar parado. “O meu último emprego consegui pelo IDT. É mais fácil conseguir por aqui. Então fiquei otimista quando recebi a mensagem deles”, conta.
Casas do Trabalhador
As três Casas do Trabalhador vão ampliar os serviços oferecidos pelo IDT/Sine nos municípios, com destaque para o atendimento psicológico, orientação trabalhista e a qualificação profissional. As unidades seguem um modelo implantado pelo MTE.
O investimento na construção das unidades de Maracanaú e Limoeiro do Norte é superior a R$ 800 mil, com recursos do Fundo Estadual do Trabalho, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Observatório do Trabalho
No Ceará, a formulação e o direcionamento das políticas públicas de emprego, qualificação profissional e empreendedorismo ganham reforço com o Observatório do Trabalho, iniciativa da SET em parceria com o Programa Cientista Chefe do Trabalho, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
O Observatório abriga a pioneira pesquisa sobre Trabalho do Cuidado e o Banco de Análise de Dados do Trabalho. A iniciativa conta com uma plataforma que pode ser acessada neste endereço: www.trabalho.ce.gov.br/observatorio
O Banco de Análise de Dados do Trabalho vai subsidiar o Mapa da Empregabilidade, estratégia que irá apoiar os gestores estaduais na construção de políticas públicas de emprego e projetos que contribuam para os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Para isso, serão trabalhados temas como análise do mercado de trabalho, qualificação profissional, empreendedorismo e inovação, inclusão social e diversidade, impacto das políticas públicas, economia solidária, condições de trabalho, desenvolvimento sustentável.

À frente da pesquisa do Trabalho do Cuidado está a professora-doutora da Universidade Federal do Ceará, Ana Maria Fontenele. “O objetivo da pesquisa é esse mapeamento com diagnóstico para ser um celeiro para políticas públicas nessa área. O objeto são os cuidadores. Estamos mapeando as pessoas que trabalham com o cuidado”, explica a professora.
O trabalho do cuidado está relacionado a pessoas que desempenham atividades, remuneradas ou não, com a finalidade de atender necessidades físicas ou psicológicas de terceiros, que podem ser crianças, jovens, adultos ou idosos.
“Tem um peso muito grande para a sociedade sobreviver, para a sociedade se reproduzir. É aquele pessoal que cuida na maioria das vezes com uma dose de sacrifício muito grande, porque alguém da família tem que trabalhar”, acrescenta a pesquisadora.
A pesquisa teve início na comunidade do Lagamar, em Fortaleza, e os primeiros dados revelam que 93% dos cuidadores mapeados são mulheres. No Brasil, o trabalho do cuidado é historicamente desempenhado pelas mulheres.
“Usamos isso para trabalhar o lado do cuidado em si, para melhorar a vida dessas pessoas e da comunidade geral”, conclui Ana Maria Fontenele.
A ideia é que o projeto se estenda para outras regiões da Capital, como Genibaú, Messejana, Barra do Ceará e Canindezinho.

Serviço
Atendimento na Secretaria do Trabalho
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Rua Rufino de Alencar, 134 – Centro, Fortaleza
GIPHY App Key not set. Please check settings