
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu, na manhã desta terça-feira (18), uma ocorrência de ataque de abelhas em Canindé. O homem, de 89 anos, é criador de abelhas e foi resgatado pelos bombeiros militares após buscas na zona rural do município.
Uma composição do CBMCE foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para atender uma ocorrência de ataque de abelhas na zona rural de Canindé. Conforme o solicitante, um idoso de 89 anos, criador de abelhas, estava sendo atacado pelos insetos. De imediato, a guarnição foi até o local.
Após buscas na vegetação, a vítima foi localizada com múltiplas picadas por todo o corpo. Os bombeiros militares realizaram a remoção imediata do idoso para um local seguro, permitindo que a equipe do Samu prestasse o atendimento inicial. A vítima foi encaminhada a uma unidade hospitalar especializada, onde recebeu todo o cuidado necessário.
Cuidados com as abelhas
O Corpo de Bombeiros reforça que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção das abelhas. Entretanto, quando se sentem ameaçadas, elas atacam todos que estiverem nas proximidades. Os sintomas após a picada variam entre a vermelhidão e até óbito, a depender do caso e da rapidez para atendimento.
As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida. Fraqueza geral, dificuldade respiratória, inchaço ao redor da picada, frequência cardíaca alterada, diarreia, vômitos, tremores e extremidades frias são alguns dos sintomas que o ataque de abelhas pode causar em cães e gatos, além do óbito em seres humanos que tenham alergia.
Orientações do CBMCE
– Afaste-se da colmeia o mais rápido possível e sem fazer barulho;
– Caso seja atacado, fuja. Se conseguir, corra para dentro de uma plantação em movimento “zig-zag”, e só pare quando tiver absoluta certeza que elas não estão atrás de você;
– Se estiver próximo a um rio, lagoa ou piscina, mergulhe;
– Quando estiver protegido, tente socorrer quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, assegurando que você não sofrerá nenhum risco;
– Independentemente do total de ferroadas, caso a vítima apresente sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outros sintomas, o atendimento médico de emergência deverá ser imediato.
GIPHY App Key not set. Please check settings