Menu
in

Hospital Regional Vale do Jaguaribe atende pacientes com transtornos mentais por abuso de álcool e drogas

Esta quinta-feira, 20 de fevereiro, marca o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade de alta complexidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), situada em Limoeiro do Norte, conta com oito leitos de Psiquiatria. Entre os atendimentos realizados, estão os de pacientes em crise por dependência de álcool e outras drogas.

O tratamento envolve uma abordagem multidisciplinar. O médico psiquiatra que atua no HRVJ, Jairo Amparo, ressalta que, inicialmente, o foco é a desintoxicação. O paciente passa por cuidadoso exame clínico, psiquiátrico e exames laboratoriais de modo a prevenir, diagnosticar e tratar sintomas de abstinência.

O paciente João (nome fictício), internado no HRVJ desde o dia 11, sofre com alcoolismo e vem tratando a dependência durante a internação.  A sobrinha, de iniciais C.L., 20,  que  o acompanha durante o internamento, disse que o contato do familiar com bebidas alcoólicas aconteceu quando ele ainda era jovem, tendo perdido o controle do consumo.

“Ele passava tempo sem beber e quando começava, passava quatro ou cinco dias bebendo direto. No meio do ano passado, após cinco meses sem ingerir bebida, ele teve uma recaída e o primeiro surto. Ele saiu de casa até outro estado a pé e totalmente desorientado”, conta a acompanhante.

Pessimista com os tratamentos, João, em janeiro, informou à família que não mais procuraria por ajuda, voltando a ingerir bebida alcoólica por dias no fim daquele mesmo mês, resultando em um novo surto. Desta vez, no entanto, segundo o relato da sobrinha, acompanhado de agressividade, sendo necessário encaminhamento para o HRVJ. “No HRVJ ele está bem mais calmo, porém ainda desorientado”, explica a acompanhante.

Rede de apoio familiar

O psiquiatra Jairo Amparo lembra que a família tem um papel fundamental no tratamento, como rede de apoio. “Durante a internação, é feito também um trabalho de sensibilização e orientação à família, cuja participação no processo de recuperação é incentivada. O intuito é encaminhar para um projeto terapêutico de reabilitação, de modo que, após a alta, o paciente possa prosseguir com o tratamento ambulatorial na Unidade Básica de Saúde (UBS) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de sua região, evitando recaídas e contribuindo para o sucesso a longo prazo.”, ressalta Jairo .

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Leave a Reply

Sair da versão mobile