Entre os pacientes atendidos, está a dona de casa Antônia da Conceição, que está em recuperação
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte, atingiu a marca de 4.175 procedimentos de hemodinâmica cardiológica. Entre os pacientes atendidos, está a dona de casa Antônia da Conceição, que costumava sentir dores no peito, nas costas e nos braços, acompanhadas de um suor gelado.
“Eu achei até que ia custar, que ia ter que ir para Fortaleza. Mas não, só foram duas semanas e vocês mandaram me chamar.”, pontuou a paciente em recuperação.
A unidade do Vale do Jaguaribe tem apresentado crescimento no volume de atendimentos desde a inauguração, em 2022, quando foram realizados 812 procedimentos. Em 2023, foram 1.653 procedimentos. E, em 2024, o ano foi encerrado com 1.710, totalizando 4.175 procedimentos.
O coordenador médico do serviço, Nilson de Moura Fé, lembra que, nesse período, foram atendidos pacientes procedentes de mais de 90 municípios cearenses. “A análise detalhada mostra uma taxa de procedimento por via radial de 85%, uma média de tempo de internação dos pacientes com procedimentos terapêuticos (ATC com stent) de três dias e uma elevada taxa de sucesso. Números comparáveis aos dos melhores serviços de hemodinâmica do país”, afirma.
Até o momento, no HRVJ, foram realizados 3.373 cateterismos e 767 angioplastias coronarianas. O serviço representa um marco no atendimento de alta complexidade (terciário) para o interior do estado e para região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste. “São excelentes resultados, de grande impacto para a saúde da população cearense. É uma demonstração do compromisso e dedicação de todos os envolvidos”, comemora a diretora
administrativa, Sabrina Becker.
O serviço representa um marco para o interior do estado
A coordenadora de enfermagem do setor, Luma Campos, destaca que esses números vão muito além do seu significado quantitativo. “São pacientes e suas famílias que tiveram uma linda luz no fim do túnel com a abertura de um serviço tão específico e esperado por todos nós. São corações devidamente acolhidos e tratados. São novos caminhos sendo possibilitados e vidas sendo transformadas para o bem-estar social da nossa população que encontra acolhimento, apoio e a assistência de qualidade que precisam”, enfatiza.