Ações proporcionam a sociabilidade e o despertar de talentos
“Liberdade”. Essa foi a sensação de Maria Janaína Cavalcante (foto), 33, ao participar de um momento lúdico de atividades de pintura no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Limoeiro do Norte. “Nos sentimos abertos para colocar para fora o que de verdade sentimos. Pintei telas e me senti como se eu estivesse colocando para fora o que naquele momento eu sentia”, ressalta.
A atividade fez parte do projeto TransformAR, realizado no equipamento de saúde. A ideia é instigar as várias percepções e talentos dos pacientes, com pinturas, desenhos, atividades ao ar livre, exposição e debates de filmes. A psicóloga do HRVJ, Aline Franco, entende que o cuidado em saúde mental vai muito além do uso de medicamentos e atendimento individual.
“Olhamos o paciente dentro de sua singularidade e o convidamos a expressar suas emoções, percepções e vivências por meio de rodas de conversa, pinturas em telas, artesanato, passeios terapêuticos ao ar livre, discussão de uma temática de um filme, dentre outras formas. O maior objetivo com o projeto é possibilitar que o paciente seja percebido e cuidado em suas mais diversas demandas”, explica.
Atividades artísticas, explica a médica psiquiatra do HRVJ, Madalena Tavares, podem ser ótimas aliadas para a saúde mental. Em caso de pacientes psiquiátricos, essas atividades são somadas ao tratamento, trazendo também o benefício de desconstruir estigmas.
“Falar abertamente sobre saúde mental cria uma cultura de aceitação. Projetos focados na transformação da saúde mental são essenciais não apenas para o bem-estar individual, mas também para a construção de comunidades mais saudáveis e resilientes. É um investimento em saúde mental, garantindo que todos tenham o direito e a oportunidade de viver plenamente”, conclui.
Atividades de confecção e colagem são realizadas com pacientes do HRVJ