Eva Rúbia foi uma das pacientes atendidas no local
A operadora de caixa, Eva Rúbia, sofreu um acidente de trânsito em Limoeiro do Norte, no dia último dia 11 de julho. Ela deu entrada na emergência do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Com uma lesão na coxa esquerda, fratura no braço direito, rompimento de quatro tendões e fraturas no pé direito, ela precisou fazer uma cirurgia de emergência e pôde ser atendida no próprio município onde mora. Assim como ela, mais de nove mil pacientes (9.094) foram atendidos na urgência e emergência em politrauma, em um ano de funcionamento do setor no hospital, completo nesta quarta-feira (21).
Para finalizar o tratamento, Eva ainda precisa realizar outro procedimento. “O processo é um pouco demorado e depende do organismo de cada pessoa. O meu é um pouquinho lento, então estou esperando um enxerto. Eu sou muito bem assistida aqui. A equipe médica é maravilhosa, os técnicos são excelentes e não tenho do que reclamar. A assistência do hospital é perfeita, sem dúvidas uma das melhores que eu já vi na minha vida”, destaca.
Em 12 meses, a especialidade com maior demanda foi justamente a cirurgia ortopédica, com 2.881 procedimentos até esta terça-feira (20). No período foram realizadas, ainda, 382 cirurgias bucomaxilofaciais, 368 neurocirurgias, 143 cirurgias vasculares e 73 cirurgias plásticas.
A especialidade com maior demanda é a cirurgia ortopédica
O coordenador de enfermagem do HRVJ, Allyson Henrique, destaca que a região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, apresenta números consideráveis de pacientes que precisaram realizar procedimentos cirúrgicos traumatológicos, e, estes foram ofertados pelo HRVJ com segurança e resolutividade.
“É um benefício macro para os pacientes e familiares na região. Nesse primeiro ano já foram mais de nove mil pacientes atendidos, que deram entrada pela emergência do serviço, sendo prontamente direcionados para os setores de internação, cuidados intensivos e de cirurgia”, explica.
Fortalecimento da Regionalização
A unidade foi a segunda da Rede Sesa, no interior do estado do Ceará, a ofertar o serviço na modalidade de porta aberta. O pioneiro foi o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Nesta segunda-feira (19), o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, também inaugurou o setor de politrauma. As aberturas dos novos setores fazem parte da interiorização dos serviços especializados de saúde.