O Serviço de Oncologia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), em Limoeiro do Norte, atendeu 1.303 pacientes nos seis primeiros meses de 2024. Funcionando desde de setembro de 2023, o setor foi o primeiro da rede Sesa a ser integrado a um hospital geral no interior do estado, servindo como piloto para outras unidades como o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, que inaugurou o serviço na última segunda-feira (15).
Diagnosticada em novembro de 2023 com câncer no sistema reprodutor, Maria Luciene Silva, 63, realizou cirurgia de histerectomia total no dia 8 de janeiro deste ano no hospital. A agricultora e dirigente sindical rural realiza também as quimioterapias no local. Mãe de dois filhos, ela estava acompanhada de um deles, Yago Silva, 23, seu companheiro nas viagens entre o município de Boa Viagem e Limoeiro do Norte.
“Eu estou achando muito bom o atendimento. Todos aqui são atenciosos com os pacientes. Estou [em tratamento] aqui desde janeiro e, graças a Deus, sempre fui muito bem atendida. Só tenho a agradecer a todos, inclusive às equipes de técnicos, médicos, enfermeiros e o pessoal da recepção. Aqui a gente tem um acolhimento com palavras positivas e carinho. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, ao hospital e também ao SUS, porque ele oferece todas essas especialidades, com decência e respeito”, destaca.
Serviços ofertados
Os serviços ofertados aos pacientes incluem quimioterapias, cirurgias, radioterapias e análises histopatológicas. Neste primeiro semestre, foram realizados 312 procedimentos cirúrgicos, 271 quimioterapias, 161 radioterapias e houve 474 análises histopatológicas.
A coordenadora de enfermagem, Janaina Martins, explica que, nos últimos seis meses, o Serviço tem registrado um aumento significativo no número de pacientes que recebem tratamento oncológico. Segundo ela, essa crescente demanda reflete a importância de oferecer um serviço especializado e de qualidade para a população da região.
“Ao longo desse período, o serviço de oncologia tem se esforçado para atender a todos os pacientes da melhor maneira possível, garantindo um tratamento eficaz e humanizado. No geral, apesar dos desafios enfrentados, o serviço de oncologia do Vale do Jaguaribe tem se destacado no atendimento aos pacientes com câncer, oferecendo um tratamento de qualidade e promovendo a melhoria da saúde na região”, explica Janaina.