#Ceará #FimDeSemana #Maio
O último fim de semana do mês de maio, que também marca os últimos dias da quadra chuvosa no Ceará, deve apresentar predomínio de céu com poucas nuvens e chuvas bem pontuais.
Para esta sexta (24), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta chances, ainda que remotas, de precipitações passageiras para a faixa litorânea – principalmente na porção mais a oeste do estado -, Jaguaribana e no sul do território.
Para sábado (25) e domingo (26), a tendência é semelhante ao indicado para esta sexta, incluindo possibilidade para o Litoral de Fortaleza entre madrugada e manhã.
Entre os fatores que deverão colaborar para registros rápidos de chuva estão efeitos locais como atuação do sistema de brisa, temperatura e umidade elevadas, e interação dos ventos com o relevo. A presença de um cavado em superfície, no leste do Nordeste do Brasil, pode contribuir para formar nuvens na faixa norte da região.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está localizada entre 3°N e 5°N, o que desfavorece a ocorrência de chuva generalizada no estado.
Monitor de Secas aponta melhor cenário no Ceará desde julho de 2023
O mapa mais recente do Monitor de Secas, publicado nesta segunda-feira (20), aponta que o Ceará apresentou o cenário mais positivo desde junho de 2023.
Na condição atual, que se refer e abril, a ferramenta de acompanhamento periódico da seca, indica que o Ceará apresentou 89,49% do seu território sem seca relativa, ficando 10,51% com seca leve.
A seca relativa vem reduzindo desde fevereiro, que marcou o início da quadra chuvosa deste ano no estado.
Em julho de 2023, conforme o Monitor de Secas, o Ceará apresentava 100% do seu território sem seca relativa. Desde então, principalmente pela escassez de precipitações no segundo semestre, o cenário vinha mudando.
Atualmente, a porção classificada com seca fraca restringe-se ao sul do Sertão Central e Inhamuns.