#ChuvasNoCeará #TempoChuvoso #Renovação #EnergiaPositiva
O Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as regiões até esta sexta-feira (8), pelo menos.
Conforme previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados são esperados para a faixa litorânea, Maciço de Baturité e o norte da Jaguaribana.
Nas áreas mais ao sul do estado, há chances de precipitações entre a noite desta quinta (7) e a madrugada de sexta-feira.
O motivo das chuvas na porção centro-norte do Ceará está associado à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O principal sistema responsável pelas precipitações durante a quadra chuvosa está localizado em torno de 2°S. Em outras áreas do estado, como no interior, a chuva está ligada a fatores locais, como a atuação do sistema de brisa, temperaturas e umidade elevadas, e interação dos ventos com regiões de serra.
Redução
A princípio para o sábado as chuvas tendem a ficar mais isoladas e com intensidade fraca no interior do Ceará, principalmente durante a tarde e a noite, enquanto para a faixa litorânea, são esperadas chuvas durante a madrugada e a manhã, com intensidade fraca a moderada.
Chuvas de fevereiro no Ceará ficam acima da média
As chuvas do mês de fevereiro no Ceará ficaram acima da normalidade, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A média para o período é de 121,3 milimetros, enquanto o observado foi de 230,6 mm, o que representa um desvio positivo de 90,1%. Tal observado foi o 5º maior da série histórica da Funceme, que data de 1973.
1985: 311,61 mm
1980: 289,8 mm
2007: 247,0 mm
2004: 243,3 mm
2024: 232,9 mm
As chuvas mais expressivas ocorreram a partir do feriado de Carnaval, mantendo-se constantes até o fim do mês. Este cenário se deu pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano.
Fortaleza
Além de grandes acumulados ao longo do estado, Fortaleza apresentou dados recordes.
Com observado de 481 milímetros, fevereiro de 2024 foi caracterizado pelo mais chuvoso em todo o período de monitoramento realizado pela Funceme, que é de cerca de 50 anos.
Entre os dias 10 e 11 de fevereiro, a Capital registrou a 2ª e 3ª maiores chuvas em 24 horas, sendo 215,1 mm, no Pici, e 200 mm, no posto Caça e Peca. A maior chuva registrada em Fortaleza foi de 250 mm.