Com o objetivo de trazer mais humanização e conforto para os pacientes que precisam de cuidados paliativos, a clínica médica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove várias atividades para ofertar um suporte emocional e psíquico tanto para os que precisam dessa assistência, como seus familiares. Até novembro de 2023, foram atendidos 51 pacientes que necessitavam desse tipo de cuidado. No momento, a unidade está com dois pacientes internados nessa situação.
Entre as ações desenvolvidas, estão os passeios e banhos de sol. Essas iniciativas trabalham a funcionalidade, orientação de tempo e espaço dos pacientes, bem como a sua socialização. Além de oferecer conforto mental e físico, ainda impactam diretamente nos colaboradores e familiares, além de promover experiências positivas para todos os envolvidos.
Como a família é uma peça muito importante para a recuperação da pessoa adoecida, as visitas de entes queridos são organizadas para trazer alegria para quem está internado e sanar um pouco a saudade de quem se encontra do outro lado, em casa, muitas vezes aflito e ansioso, aguardando notícias.
Filhos visitam a mãe, internada em cuidados paliativos
Visitas da família ajudam no bem-estar do paciente
Uma das pacientes atendidas é a autônoma Maria Deuzirene Lima, 36, que deu entrada na emergência do HRVJ após um acidente de trânsito. No hospital, foi submetida a uma cirurgia devido a um Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave. Após isso, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e evoluiu com melhora do quadro. Foi admitida na clínica médica no dia 7 de novembro.
A paciente tem quatro filhos, sendo uma adolescente de 17 anos e mais três crianças, que ficaram sob os cuidados da avó paterna. Após a família demonstrar interesse na vinda das crianças, o corpo clínico do HRVJ se reuniu, avaliou a situação e optou por permitir a entrada deles para visitarem a mãe. As visitas dos familiares fazem parte indiretamente do plano terapêutico.
Deuzirene segue internada em paliação, consciente e com curva de melhora do quadro clínico. “A inclusão das visitas dos familiares durante o internamento, além de atender ao desejo da paciente, que é peça fundamental no cuidado, também faz parte indiretamente do plano terapêutico, que visa tratar o paciente como um todo, enfatizando o cuidado, conforto e controle dos sintomas. Fortalece ainda o vínculo da família, estreita laços e cria-se também memória afetiva”, explica a coordenadora da clínica médica daquela unidade hospitalar, Maríllia Stephanne.
O momento foi de suma importância, tanto para a paciente quanto para os filhos, que, posteriormente, também receberam atendimento da Psicologia e do Serviço Social do HSRJ, para oferecer um suporte emocional e psíquico, dada a necessidade do caso.
Profissionais do Serviço Social e Psicologia acompanham o momento
Em outubro de 2023, Vera Lúcia Freire, 56, também esteve internada na unidade em tratamento paliativo contra um câncer avançado. Durante o período, ela sinalizou sobre a sua vontade de ver seus dois netos, muito apegados à ela. Como uma forma de humanizar a estadia da agricultora na unidade, a equipe multidisciplinar da unidade providenciou a entrada das crianças. Relembre o caso
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE