in

SAP capacita egressos do sistema prisional em curso de eletricista predial

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, em parceria com o Instituto Promil, promove o curso de eletricista predial para egressos do sistema prisional.

Ao longo de sete anos de parceria, o Instituto Promil já qualificou mais de 200 egressos em diversas áreas como segurança em instalação elétrica, manutenção de ar condicionado, bombeiro hidro-sanitário e soldador elétrico. O curso possui carga horária de 80 horas/aulas e abrange diversos conteúdos como emenda, soldagem e isolamento de condutores, chuveiro elétrico, lâmpada de emergência e fluorescente, variador de luminosidade, quadro medidor e distribuição monofásico e trifásico, dentre outros. As aulas são ministradas pelo professor Carlos Banhos.

A ação é uma estratégia da SAP que tem, como objetivo, realizar o encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho e realizar a capacitação profissional para beneficiá-los com as vagas nos órgãos públicos disponibilizadas por meio da Lei Estadual de Reserva de Vagas em contratos públicos, Lei nº 15.854/2015, com todos os direitos garantidos pela CLT. Os melhores alunos do curso serão encaminhados para vagas de emprego em órgãos públicos.

A Coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, fala sobre o trabalho em conjunto para capacitar em larga escala. “Com ajuda das parcerias, podemos avançar cada vez mais nas políticas que norteiam o principal tripé da SAP: educação, capacitação e trabalho. Esse apoio facilita a entrada dos egressos no mercado de trabalho, além de permitir a reintegração social dessas pessoas através da capacitação profissional”, disse.

O professor do curso eletricista predial do Instituto Promil, Carlos Banhos, fala sobre sua experiência. “Me sinto muito honrado e feliz por fazer esse trabalho. Costumo dizer que esses alunos salvaram minha vida, pois é muito importante pra mim saber que meu conhecimento vai ajudá-los a se tornar grandes profissionais na área”, afirma.

O egresso do curso eletricista predial, Francisco Alves, agradece mais uma oportunidade de se qualificar. “Tive muitas oportunidades dentro e fora do sistema prisional. Já trabalhei com artesanato, como serralheiro, em serviços gerais. Fui o primeiro egresso da história da Coispe a entrar em uma empresa parceira de carteira assinada. Fico muito emocionado em relembrar minha trajetória, pois sou a prova viva que quem quer, quem acredita, quem se dedica, consegue. Gosto de trabalhar e aprender um pouco de cada profissão, para complementar ainda mais minha carreira profissional. Sou muito grato por tudo que o sistema prisional fez por mim, pois não só transformou minha vida, como o da minha família também”, atenta.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Escola de Gastronomia Social oferta 100 vagas para quatro cursos gratuitos em dezembro

Acidente de trânsito na BR 116 mobiliza bombeiros militares de Iguatu