A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Autran Nunes, equipamentos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são finalistas do Prêmio CriaAção SUS 2023, iniciativa inédita que irá reconhecer casos de sucesso implantados nas instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil.
No caso das UPAs, o trabalho está inscrito em nome da UPA Autran Nunes, mas todas as UPAs do Estado utilizam o protocolo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que é o tema do projeto que concorre. Já o Helv apresentou o monitoramento de fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. A CCC expôs o trabalho como unidade de transição de cuidados para desospitalização segura.
A lista dos 15 finalistas do prêmio foi divulgada na última quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). Os vencedores serão anunciados no próximo dia 8 de dezembro, durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).
Helv monitora fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes
Helv concorre com o projeto “Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário”
Indicado na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, o Helv concorre com o projeto “Monitoramento de sistemas críticos em hospital terciário”. A iniciativa monitora, em tempo real, por meio de microcontroladores, sensores de pressão digital e sensores de medição de ar ambiental, parâmetros críticos como qualidade do ar, pressão de gases medicinais e outros fatores ambientais vitais para a saúde dos pacientes. Os dados coletados são enviados para uma plataforma de visualização on-line, podendo ser acessado em tempo real ou com o histórico.
“A capacidade de detecção antecipada de variações em sistemas de suporte à vida, como os gases medicinais, contribui diretamente para a segurança dos pacientes. Os dados coletados podem ser utilizados também para otimizar os sistemas de climatização, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, os custos operacionais”, explica o coordenador de manutenção predial do Helv, Jamil Kerbage, desenvolvedor do projeto.
UPAs utilizam o protocolo “Infarto Agudo do Miocárdio”
No caso das UPAs, o trabalho está inscrito em nome da UPA Autran Nunes, mas todas as UPAs do Estado utilizam o protocolo Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que está entre os finalistas
Com o case intitulado “Tecnologia do cuidado para melhoria da assistência em unidades de pronto atendimento: reformulação do protocolo de infarto agudo do miocárdio”, a equipe das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Estado também está entre as finalistas do prêmio.
“Estivemos sempre em busca dos melhores resultados para os pacientes assistidos em nossas unidades. Ter esse projeto como finalista de um prêmio tão importante, mostra como estamos no caminho certo, e que um protocolo construído por nós pode ser implementado em outras UPAs do Brasil e salvar ainda mais vidas”, diz Talyta Neves, analista da Educação Permanente e uma das autoras do trabalho.
Segundo Patrícia Santana, diretora de cuidado e saúde das UPAs geridas pelo ISGH e também autora do trabalho, prevaleceu o fluxo desenvolvido, a proposta, a retrospectiva dos casos estudados e a tecnologia utilizada. “Isso mostra que o nosso trabalho tem propósito e significado, e isso é mostrado na prática. Meus parabéns vão para os colaboradores que fazem esse protocolo acontecer e cada profissional comprometido com os resultados na assistência”, reconhece Patrícia Santana.
CCC apresenta resultados em dois anos de funcionamento
Equipe da Casa de Cuidados do Ceará
Na categoria “Atenção Especializada”, concorre a Casa de Cuidados do Ceará (CCC). Inaugurada em junho de 2021, durante pandemia da covid-19, o local ajuda na oferta de leitos hospitalares através da desospitalização e cuidados de transição para pacientes sequelados ou cronicamente dependentes, sendo considerado uma unidade de transição hospitalar.
Apesar de ser uma unidade com pouco mais de 2 anos de funcionamento, a equipe diz já colher os frutos e o reconhecimento pelo trabalho prestado. O trabalho inscrito no prêmio traz como título “Implantação de uma unidade de transição de cuidados para desospitalização segura com foco na reabilitação e nos cuidados paliativos”.
“Estar entre os finalistas do Prêmio do Ibross representa para nossa equipe um marco importante para expandir as atividades da Casa como um novo modelo de atenção à saúde e ser reconhecida nacionalmente”, explica a coordenadora de fisioterapia do equipamento, Aryadne Marques.
“Essa conquista significa um reconhecimento do nosso trabalho a nível nacional e uma oportunidade de divulgar esse nosso projeto como inovação na Linha de Cuidado do paciente crônico no SUS”, acrescenta Ursula Wille Campos, diretora da CCC.
Premiação
O Prêmio CriaAção SUS, do Ibross, visa incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. A premiação, que conta com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Instituto Ética Saúde, irá oferecer R$ 10 mil para cada um dos cinco autores de projetos vencedores.
Os vencedores serão anunciados no próximo dia 8 de dezembro, durante solenidade na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE