in

Liberação de água do Açude Banabuiú vai beneficiar mais de 22 comunidades rurais

Desde 2021 sem operar, o Açude Arrojado Lisboa, conhecido popularmente por Açude Banabuiú, voltou a liberar água para perenização do rio. A liberação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga. A vazão liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, ressaltou a importância das águas do Banabuíu para a segurança hídrica da região. “Hoje nós temos além do abastecimento humano, muitas atividades agrícolas que necessitam de água e o açude Banabuíu é uma grande fonte de água que nesta quadra chuvosa recebeu a benção de um bom aporte. Essa liberação vai ser essencial para a segurança hídrica daquelas comunidades que tanto sofrem com a estiagem”. O secretário ainda frisou o Projeto Malha D’água, que tem sua primeira etapa com obras já iniciadas também no município de Banabuiú. “As obras do sistema adutor Banabuiú-Sertão Central já estão acontecendo e quando a adutora estiver pronta aumentará ainda mais a segurança de abastecimento de 9 sedes municipais e 38 sedes distritais de toda a região.”

Com a liberação, serão beneficiadas as comunidades:Banabuiú – Laranjeiras; Belo Horizonte; São Gonçalo; Penha; Ribeira; Exu; Caraúba-Jurema; Várzea da Esmera; Casinhas e Barra do Sitiá. Jaguaretama –
Toco; Taperinha; Várzea do Meio e Várzea Grande. Morada Nova – Lagoa Grande; Juazeiro de Cima; Juazeiro de Baixo; Abdias; Conceição; Lacraia; Casa Nova e Felipa de Cima.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforçou a importância dessa água para o município. “Nós temos diversas comunidades aqui em Banabuiú que sofrem com a carência de água. O açude Banabuiú amargava os 9% de recarga hídrica até o ano passado e graças a Deus, nessa quadra chuvosa, ele foi abençoado e recebeu a maior recarga de açude do Ceará. Hoje, poder liberar essa água para as comunidades rurais é uma vitória”.

A abertura das válvulas aconteceu após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada. Durante o evento o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que a água vai beneficar além das comunidades rurais, a sede do município de Ibicuitinga. “É muito importante essa liberação, tanto para as comunidades rurais quanto para as sedes municipais que vão desafogar e garantir ainda mais segurança hídrica”.

O evento contou também com a presença do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, do deputado estadual D Assis Diniz, do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira e do prefeito de Jaguaterama, Glairton Cunha.


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de drogas praticado por policiais civis

14 fósseis são recolhidos em ação fiscalizatória no interior do Estado