Usado para acessar redes sociais, mandar mensagens e realizar pagamentos (e às vezes fazer chamadas), o celular é hoje acessório presente na vida de muitas pessoas durante todo o dia. Não raro, os aparelhos apresentam defeitos que dificultam e mesmo inviabilizam o uso e nem todo mundo consegue rapidamente comprar um novo. Eis que entram em cena os profissionais de manutenção dessas pequenas máquinas que carregam tantas coisas importantes.
Em Santa Quitéria, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), reúnem-se diariamente duas turmas do curso de Manutenção de Celular, cada uma com 20 alunos. Diante de pequenas peças e ferramentas delicadas, eles aprendem uma nova profissão sob as orientações do professor César Arno.
“Os profissionais que estamos formando vão ter a habilidade de identificar se há defeito na placa principal dos aparelhos, remover e colocar componentes. Na nossa região, não temos muitas pessoas que façam isso. A maioria realiza reparos básicos, como troca de tela e de conectores. Então o curso do CVT é uma formação relevante.”
O curso de Manutenção de Celular é uma das formações de qualificação profissional ofertadas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Durante as aulas, os alunos acompanham conteúdos que partem dos fundamentos da eletrônica até chegarem na aplicação dos conhecimentos. O aluno Lucas Carneiro se interessou pelo curso para ampliar as práticas que já exercia. “Já tenho a maioria das ferramentas e meu plano é abrir uma pequena assistência técnica na garagem da minha casa para oferecer os serviços de reparo. Quero fazer minha própria história.”
Por se tratar de dispositivos que estão em constante aperfeiçoamento, César Arno enfatiza a importância de os novos profissionais buscarem conhecimentos sobre as mudanças na tecnologia dos celulares. “Os princípios da eletrônica não mudam, mas a forma como os celulares são construídos, suas peças e componentes estão sempre em atualização. Então o profissional precisa estar sempre atualizando seus conhecimentos.”
Lucas ratifica a opinião do professor. “O estudo não é uma opção, sempre é preciso estudar para não ficar para trás e para oferecer um serviço de qualidade.”
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE