Sangrou, nesta quinta-feira (27), o açude São José III, localizado no município de Ipaporanga, região da Bacia dos Sertões de Crateús. Com isso, passou para três o número de reservatórios que estão vertendo na Bacia, que agora registra pouco mais de 32% da capacidade total. Na classificação da Cogerh, a situação passou de “crítica” para “em alerta“. Os açudes Sucesso, Batalhão e São José III são os que seguem vertendo na região.
A última vez que o reservatório sangrou foi em 2009, ano em que todos os açudes da região atingiram a capacidade máxima. “De lá pra cá, a estiagem prolongada foi predominante, e algumas cidades pertencentes à bacia tiveram de contar com manobras estratégicas, como a perfuração poços profundos e rede adutora para garantir o abastecimento humano da população local”, como relembrou o gerente regional da Cogerh na Bacia dos Sertões de Crateús, Rodrigues Júnior.
A recuperação do volume de alguns reservatórios segue ocorrendo, como é o caso da Bacia do Banabuiú, que passou de 9% para 39% da capacidade total, e dos Sertões de Crateús (agora com 32%). Foram muitos anos de estiagem, em alguns lugares com mais de 10 anos de chuvas abaixo da média”, explicou João Lúcio Farias, diretor de Planejamento da Cogerh.
O atual volume acumulado em todo o Estado do Ceará é de 49,7%, considerando os 157 açudes monitorados pela Companhia.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE