A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares da 4ª Companhia do 1º Batalhão, com sede no José Walter, por volta de 10 horas da manhã dessa quarta-feira (12) para uma ocorrência de risco de ataque de insetos em uma residência no conjunto Sumaré, bairro: Passaré. Além disso, as informações preliminares davam conta que as abelhas atacaram uma senhora idosa que estava acompanhada de apenas uma criança de apenas quatro anos.
Como também, no local, verificamos que as abelhas, do tipo “capuxu”, estavam montando uma colmeia dentro de uma gaiola em que haviam três periquitos australianos e já haviam matado um deles. Imediatamente, resgatamos os outros dois periquitos da gaiola e retiramos as abelhas.
O resgate
Em síntese, utilizamos equipamento de proteção individual adequado, as roupas de apicultura. Ainda assim, as abelhas com a movimentação seguiram seu destino e se dissiparam à procura de outro local para a formação de sua colmeia.
De acordo com o tenente Domingos Neto, com formação superior em Biologia, “mesmo sendo insetos muito necessários na natureza, pois as abelhas são animais considerados como os principais polinizadores de angiospermas (plantas com flores) e fundamentais para a manutenção dos ecossistemas terrestres. Contudo, as abelhas oferecem risco por causa de possíveis picadas, por isso é necessário cuidado quando o cidadão encontra situações em que elas estejam tentando montar sua colmeia dentro de residências”, informou o comandante do socorro.
Como nesse caso, em que as abelhas estavam colocando em risco a vida de pessoas e animais, o morador deve deixar janelas e portas abertas porque muitas vezes o enxame está apenas de passagem e não devem tentar retirar, pois esta abelha tem uma ferroada muito dolorida.
Por fim, atuaram na ocorrência o tenente Domingos Neto, subtenente Plínio, sargento Santos e cabo Moares.
4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (4ªCia|1ºBBM) – Quartel do José Walter. Viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 07 (ABTS-07).
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE