Corpo de Bombeiros realiza reunião de alinhamento sobre Defesa Civil no Vale do Jaguaribe. A princípio, a reunião se realizou, na manhã desta sexta-feira, 31 de março, na cidade de Russas, no auditório do CVT. Antes de mais nada, a 2ª Companhia, comandada pelo capitão Jocélio Vieira Santiago tomou a iniciativa desta reunião, considerando os altos índices de chuvas que assolam o Estado do Ceará.
Em outras palavras, o Prefeito Municipal de Russas, Sávio Gurgel, recepcionou os 14 representantes municipais da região do Vale do Jaguaribe. Como também, destacou a importância da iniciativa e o comprometimento do Corpo de Bombeiros. Bem como, em se antecipar a possíveis ocorrências e orientação sobre ações em casos de emergências. Ainda assim, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC) também somou esforços com a presença do capitão André e o capitão Araújo.
O alinhamento sobre Defesa Civil
Ainda assim, os capitães esclareceram sobre a legislação da defesa civil. Como também sobre a gestão de barragens. Bem como decretar situação de emergência ou estado de calamidade e a importância de elaboração de um plano de emergência eficiente. Nesse sentido, também se abordou a relevância da preparação e resposta às ocorrências decorrentes das fortes chuvas.
Do mesmo modo, os representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Senhor Hermilson Barros de Freitas, Gerente Regional, e do Senhor Raimundo Lauro de Oliveira Filho, Tecnólogo em gestão de Recursos Hídricos, também contribuíram com os esclarecimentos dos impactos das chuvas nos municípios.
Em síntese, 14 representantes municipais estiveram presentes na reunião, sendo eles de Limoeiro do Norte; Potiretama; Morada Nova; Quixeré; Jaguaretama; Pereiro; Russas; Jaguaruana; Quixeré; Alto Santo; Ererê; Iracema; Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.
Ou seja, a presença maciça dos representantes municipais da região demonstra a preocupação e a vontade de traçar um plano de emergência eficiente para lidar com as consequências das fortes chuvas que afetam a região.
Por fim, a participação dos capitães da CEDEC, bem como dos representantes da COGERH, reforça ainda mais a importância de uma atuação conjunta e eficiente das instituições para a elaboração e execução do plano de emergência em caso de ocorrências decorrentes das chuvas intensas.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE