in

Ceará inicia aplicação da vacina bivalente contra covid-19

Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas acompanhou o início da primeira fase da campanha nacional de vacinação

Os 184 municípios cearenses iniciaram, na manhã desta segunda-feira (27), a aplicação da vacina bivalente Pfizer/Comirnaty no reforço à imunização da população contra a covid-19. A ação acontece dentro do cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI) de 2023, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal.

Em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas, acompanhado do prefeito José Sarto e outras autoridades, esteve presente no Posto de Saúde (UAPS) César Cals de Oliveira Filho, no Planalto Pici, um dos pontos de vacinação na Capital. O gestor estadual defendeu a importância de a população manter o esquema vacinal atualizado.

“Nós estamos muito animados com a receptividade da população no que diz respeito ao movimento nacional de vacinação. É muito bom ter o Zé Gotinha voltando a ser visto pela nossa população. Nós temos que estar juntos, Prefeitura e Governo do Estado, em prol da sociedade para mobilizar. A vacina foi o que permitiu termos hoje essa tranquilidade (no cenário epidemiológico)”, afirmou o governador.

Na primeira fase, a aplicação da bivalente está direcionada a idosos com mais de 70 anos e pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários: imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência.

Para isso, é necessário ter completado ao menos o esquema primário com as doses monovalentes (D1 + D2) há, no mínimo, quatro meses. Também é obrigatório apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários.

Reforço no braço

O aposentado Antônio Alves Filho, de 72 anos, não perdeu tempo. Ele, que tomou todas as doses anteriores, foi o primeiro da fila para tomar a bivalente no posto César Cals de Oliveira Filho, na Capital. “A saúde da gente é mais importante, principalmente quando a gente tem mais idade. Tem que se vacinar mesmo, é nossa obrigação”, disse Antônio.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, que estava ao lado do governador Elmano de Freitas, falou sobre a vacinação na Capital. “Nós temos uma rede de 117 Unidades Básicas de Saúde. Até hoje, já foram aplicadas mais de 7 milhões de doses contra a covid-19”, citou. Até o momento, mais de 24,4 milhões de doses foram aplicadas na imunização dos cearenses contra a covid-19, segundo dados do vacinômetro da Sesa.

Também acompanhando o governador, a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho, ressaltou a importância da adesão da população à campanha.

“Simultaneamente, todos os estados e municípios brasileiros estão iniciando o reforço da covid-19. É um grande movimento pela vacinação, para que a gente leve às pessoas a importância da vacinação, a importância da vacinação para as crianças, atualizar o cartão vacinal, assim como os reforços da covid, também os reforços para as outras vacinas. A gente passou por um momento muito difícil na pandemia, e a vacina foi a grande salvação da nossa população”, reforçou a titular da Sesa.

Próximas fases

Na sequência, a campanha vacinará pessoas de 60 a 69 anos. Na fase 3, o público-alvo será composto por gestantes e puérperas. Depois, serão vacinados profissionais da Saúde. Na última fase desta etapa, estão pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Metas e Doses

O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários em cada uma das cinco fases. No Ceará, a vacinação será realizada nos postos de saúde dos 184 municípios, sob recomendações da Sesa e do Ministério da Saúde. Para a primeira fase, o estado receberá o total de 729.480 doses da bivalente, que contém uma mistura de cepas do coronavírus. Desse total, 259.200 doses já foram recebidas pelo Estado.

Movimento Nacional

Além da bivalente, o Movimento Nacional pela Vacinação inclui outros imunobiológicos: BCG ID, poliomielite inativada, meningocócica C e para hepatite B. Vacina representa tranquilidade para a dona de casa Maria Vanessa Sales, 30, que é mãe de Maria Emanuelle Sales, de seis meses. “Acho muito importante a campanha para conscientizar as mães. A minha filha estava gripadinha, aí atrasei a vacina um pouquinho, mas agora ela vai ser imunizada” .


ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

COPAC deflagra operação Boa Vizinhança em Morada Nova

Bondinho de Ubajara já transportou mais de 75 mil pessoas em um ano de operação gratuita