Na manhã desta terça-feira, 31, aconteceu o I Encontro Regional de Saúde do Litoral Leste Jaguaribe, com o tema A vida pede equilíbrio. O evento ocorreu no auditório do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, e foi organizado pela Superintendência Regional do Litoral Leste. Estiveram presentes secretários de saúde municipais, coordenadores de centros de atenção psicossocial (CAP’s) e profissionais da atenção primária de toda a região.
Devido ao Janeiro Branco, as pautas levantadas na ocasião foram voltadas para o bem-estar e o cuidado com a saúde mental. Destaca-se que o HRVJ possui leitos clínicos de psiquiatria e recebe pacientes desde o mês de setembro, auxiliando na melhora psíquica e também no conforto mental dos pacientes com problemas mentais e que chegam até a unidade.
O diretor geral do HRVJ, Bergson de Brito, questionou os padrões de normalidades buscados pelas pessoas, na atualidade, e que muitas vezes desencadeiam problemas psiquicos. “O que é ser normal? Que padrão de normalidade é esse, se a riqueza da vida são as diferenças? Esses padrões têm guiado a gente por caminhos, dentro da sociedade, que levam a exigências infinitas e que trazem uma pressão que é difícil encaixar no nosso dia a dia, seja ela familiar, trabalhista, com amigos, etc”, disse.
A Superintendente, Mere Benedito, destacou que esse é um momento necessário para pensar sobre saúde mental. “Nós, como cuidadores, muitas vezes também precisamos refletir como anda a nossa saúde mental, além de discutir as estratégias em todas as regiões. A gente comemora, enquanto gestão, esses leitos abertos aqui no HRVJ, pois vejo como uma resposta muito positiva para nossa região, que até então tínhamos que encaminhar nossos pacientes para Fortaleza”, enfatizou.
Tratar de bem-estar e saúde mental é muito pertinente e necessário, principalmente após a pandemia de Covid-19, sendo assim, o Encontro contou com as falas de dois psiquiatras da unidade, os médicos Madalena Araujo e Antonio Carlos, que enfatizaram a importância do atendimento humanizado e da prática da empatia para lidar com pessoas diariamente, além de relatar a vivência hospitalar nos últimos meses.
A diretora de gestão e atendimento do HRVJ, Sabrina Becker, lembra que a aquisição de um serviço como esse, de psiquiatria, que não tem em outros hospitais dos interiores, traz alegria e um propósito de cuidar das pessoas. “Eu tenho certeza que as pessoas saíram hoje de suas casas não só por si, mas também pelo senso de responsabilidade e cuidado que temos com a região. Contem conosco e estamos disponíveis para atuar tanto na psiquiatria quanto extra psiquiatria, para que juntos façamos diferença em suas vidas e das suas famílias”, ponderou.
O diretor de processos assistenciais da unidade, Leonardo Mendonça, ressalta que o momento foi de muita alegria para o HRVJ e a rede de saúde. “É importante dizer que a unidade hospitalar veio para agregar a rede, com serviços de educação, assistência e extensão. Estamos de portas abertas, e é importante esse estreitar de laços com os municípios, pois são eles que usufruem do hospital. Importante também mostrar como funciona a regulação e o que estamos fazendo com os leitos de saúde mental, que ainda é novidade em hospitais gerais, disse.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YOUTUBE
GIPHY App Key not set. Please check settings