Caririaçu, localizado na macrorregião do Cariri, registrou, no intervalo entre as 7h de domingo (13) e as 7h desta segunda-feira (14), a 3ª maior chuva do ano no Ceará.
Conforme monitoramento realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o acumulado no município foi de 171 milímetros. No balanço do ano, fica atrás somente dos 179 mm em São Gonçalo do Amarante e os 200 mm de Várzea Alegre, ambos registrados em abril.
Além do acumulado de Caririaçu, cerca de 40 municípios tiveram precipitações entre domingo e hoje. Os principais foram:
–Aurora (Posto Agrovila): 123,6 mm
–Granjeiro (Novo Granjeiro): 117 mm
–Campos Sales (Posto Carmelopoles): 88,5 mm
–Aurora (Posto Sede): 59,4 mm
Os dados são parciais e a atualização pode ser conferida em funceme.br/calendario.
Mais sobre as chuvas
As precipitações deste fim de semana estão associadas à presença de áreas de instabilidade que se formaram a leste do Nordeste. Tais sistemas colaboraram para a formação de nuvens mais desenvolvidas, do tipo cumulonimbus, contribuindo para acumulados mais expressivos, principalmente no sul do Estado
Sul do Ceará ainda deverá seguir concentrando principais chuvas até esta terça-feira (15)
As condições de tempo para este começo de semana indicam predomínio de cobertura variada de nuvens com chuvas isoladas em determinadas regiões do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), após o fim de semana de fortes precipitações no interior, a tendência é de redução.
De forma geral, os principais acumulados desta segunda-feira (14) ainda são esperados para o sul do Estado, como no Cariri, Sertão Central e Inhamuns. Tais precipitações deverão ocorrer, principalmente, entre noite e madrugada, já entrando no dia 15. Ainda para esta segunda, o Litoral de Fortaleza, o Maciço e a Ibiapaba apresentam condições para chuvas pontuais.
Já para terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, a tendência, conforme a Funceme, é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva isolada no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
O motivo das precipitações segue é ainda o avanço de áreas de instabilidades provenientes do leste do Nordeste, além de efeitos locais, tais como, relevo, umidade e temperatura.
ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA TV PRINCESA VALE NEWS PELO FACEBOOK | INSTAGRAM | YUTUBE