in

Primeira Casa da Criança e do Adolescente é inaugurada nesta quarta-feira (29)

Um marco nas políticas de proteção social do Ceará, a Casa da Criança e do Adolescente, inaugurada nesta quarta-feira (29), vai atuar com uma rede integrada para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência grave. “Este é o primeiro equipamento do Ceará que tem única e exclusivamente a missão de atender este público. Neste espaço, eles terão um atendimento integrado em um único lugar e isto faz muita diferença durante todo o processo”, destacou a Governadora do Ceará, Izolda Cela, durante a inauguração do espaço.

Onélia Santana, titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), órgão que coordena a Casa da Criança e do Adolescente, frisou que o equipamento é resultado direto do compromisso da SPS para garantir que os direitos e a dignidade de crianças e adolescentes em situação de risco sejam respeitados. “Esta casa é para dizer a nossos meninos e meninas que eles não estão sozinhos. Aqui teremos também uma casa de passagem para que eles e seus familiares sejam acolhidos com todo o suporte que precisarem. A Casa vai funcionar em um modelo que não permitirá a revitimização. Haverá apoio, acolhimento e escuta qualificada”, reiterou a gestora.

Atendimento especializado
A Casa recebeu investimento de R$ 1,4 milhão em reforma, mobiliário e equipamentos. Serão atendidas no novo equipamento, prioritariamente, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência grave do município de Fortaleza e, de forma extraordinária, de outros municípios. A unidade está pronta para atender crianças e adolescentes que tenha sido vítimas de quaisquer tipos de violência: física, psicológica, sexual e institucional.

“O dia de hoje é emblemático para o Estado do Ceará. Este é um desafio que todos nós abraçamos e aqui teremos um olhar especial para as crianças que sofreram violência. Esta é uma iniciativa vanguardista. É assim que vamos proteger os que mais precisam do poder público”, destacou a Presidenta do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Nailde Pinheiro.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, também esteve presente na inauguração do equipamento e ressaltou que o Ceará mais uma vez ensina que política pública se faz com integração entre os poderes. “Estamos saindo na frente mais uma vez ao fortalecer as políticas de Segurança e de Proteção Social do nosso Estado”, pontuou o titular da SSPDS.

Serviços disponibilizados na Casa da Criança e do Adolescente:
• Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente
• Pefoce / SSPDS
• Vara Especializada de Violência contra a Criança e Adolescente
• Promotoria Pública Especializada da Criança e Adolescente
• Defensoria Pública Especializada da Criança e Adolescente
• Atendimento psicoterapêutico
• Apoio à defesa da vítima e preparação prévia ao julgamento, com acompanhamento durante e após o julgamento; depoimento especializado; revisão sistemática e rotineira dos casos; monitoramento de casos via sistema especializado
• Capacitação Profissional continuada
• Articulação com a rede do SGD, garantia do direito ao sigilo, dentre outros.

VEJA TAMBÉM

Defensoria do Ceará realizou Audiência Pública para tratar da situação Acampamento Zé Maria do Tomé


Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Foragido que constava na lista de mais procurados da Secretaria da Segurança/CE é capturado na cidade de São Francisco do Pará, no Pará.

Jesuíta Barbosa confessa dificuldade em aceitar o próprio corpo: ‘Demorei a aceitar’