Menu
in

Governo volta a propor troca imediata do gramado da Arena Castelão: Clubes não aceitam

Grupo de trabalho será criado para apontar alternativas, incluindo a realização de jogos de menor porte no estádio Presidente Vargas (PV)

O Governo do Ceará, representado pelo secretário de Esportes, Rogério Pinheiro, e pelo superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, realizou nesta quinta-feira (9) reunião com representantes do futebol cearense para apresentar proposta definitiva para resolver a situação do gramado da Arena Castelão. Participaram o presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz; os diretores de Patrimônio, Afonso Lobo, e de Promoções e Atividades Sociais, Veridiano Pinheiro, do Ceará Sporting Club; o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmelio, e o coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Antônio Edvando Elias de França.

Como ocorreu na última reunião entre as partes, ao fim de 2021, o Governo propôs o início imediato da troca total do gramado. E, novamente, teve a intervenção negada pelos dois clubes cearenses e a FCF. Ressaltando estarem cientes de que a intensa agenda de futebol no Castelão impede a recuperação do gramado, eles solicitaram que as obras sejam realizadas apenas a partir de novembro, ao fim da temporada.

“Mais uma vez deixamos claro que o Governo do Estado está pronto para fazer a manutenção do seu gramado, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Já temos uma licitação concluída, com empresa pronta para começar de imediato a substituição do gramado. Os clubes e a FCF pediram para que essa troca só ocorresse ao fim da temporada 2022, previsto para o dia 16 de novembro. Levaremos as informações e o pedido dos clubes para que a governadora Izolda Cela avalie a melhor solução”, explicou o titular da Sejuv.

A Arena Castelão é o estádio mais utilizado do Brasil, com 38 jogos já realizados em 2022 e projeção pelo menos mais 34 partidas até novembro. O gramado sofre com a utilização extrema, com uma média de um jogo a cada cinco dias. A intensidade da quadra chuvosa também pesa na rotina de manutenção do campo de jogo. “Para a substituição total do gramado e resolver de vez essa situação, precisamos de 60 a 90 dias de paralisação das atividades”, ressaltou Quintino Vieira.

Para o representante do MPCE, uma das saídas é dar um descanso maior ao gramado, levando jogos de menor projeção de público para o estádio Presidente Vargas (PV). “Atualmente, a capacidade do PV está autorizada para 10 mil pessoas, mas, em no máximo duas semanas, teremos a capacidade máxima de pouco mais de 20 mil espectadores. Como medida paliativa, o PV pode receber jogos de menor porte”, pontuou Edvando Elias, que deverá compor um grupo de trabalho para avaliar alternativas.

Tanto o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, e quanto o representante do Ceará, Veridiano Pinheiro, não aceitaram a troca do gramado proposta para começar no próximo dia 13.

“O equipamento tem uma dificuldade pelo tempo de plantio, é o gramado que tem mais jogo no Brasil, isso é inegável, as chuvas pesam, e ninguém quer criar problema. Mas nós não podemos parar, não tem como parar”, afirmou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

“Estamos cientes das dificuldades, e estamos sempre aqui tentando de alguma forma colaborar, mas não podemos fechar o estádio, e concordamos com o que o presidente do Fortaleza colocou”, disse o diretor de operações do Ceará, Veridiano Pinheiro.

A posição foi corroborada por Mauro Carmelio. “Tenho um carinho histórico pelo Castelão, e sei do resgate atual, pela grande utilização do campo, mas faço um apelo ao Governo do Ceará, que não feche agora a Arena Castelão, que segure até o fim da temporada de 2022”, solicitou Mauro Camelio, presidente da FCF.

Todos ressaltaram que o Governo do Ceará não pode ser responsabilizado pela situação. Eles defenderam a necessidade de manter o estádio em funcionamento, apesar da necessidade de correção do gramado, e apontaram que a única solução no momento é procurar meios de viabilizar melhor a manutenção entre os jogos. Os representantes dos clubes se colocaram à disposição para investir em formato de parceria com o Governo do Ceará.

VEJA TAMBÉM

Carro com duas pessoas cai dentro de rio durante travessia de passagem molhada Lavras da Mangabeira

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Leave a Reply

Sair da versão mobile