Menu
in

Ceará tem previsão para chuvas pontuais até quinta-feira (19)

No sul, precipitações são esperadas mais à noite

Chuvas passageiras poderão ocorrer em todas as macrorregiões do Ceará até esta quinta-feira (19), pelo menos. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a faixa litorânea e o sul do Estado são as áreas com maiores chances de registros.

Os resultados esperados para os próximos dias se dão em decorrência da  formação de áreas de instabilidades oriundas do Oceano Atlântico, assim como efeitos locais (temperatura, relevo e umidade) e sistema de brisa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, permanece mais afastada da costa norte. 

A Funceme adianta que, para a próxima quinta, há tendência de aumento de chuva no sul do Ceará, principalmente no Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns.

Dados parciais indicam que chuvas de maio encontram-se abaixo da média

As chuvas do mês de maio, considerando a primeira quinzena deste período, ainda encontram-se abaixo da média.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), maio é mês com a menor a normal climatológica da Quadra Chuvosa, sendo esta de 90,6 milímetros. Até o momento, o acumulado é de 59 mm, o que representa 65% da média histórica.

Nestes 15 dias, as macrorregiões com determinado destaque são o Litoral de Fortaleza, onde as precipitações acumulam 132,5 mm, e o Maciço de Baturité, com 112,3 mm. As áreas já podem ser consideradas com precipitações dentro da normalidade.

O Sertão Central e Inhamuns é onde menos choveu em maio. Segundo a Funceme, o acumulado é de apenas 37,2 milímetros, o que representa um desvio negativo de 46,6%.

Conforme a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a tendência é de que as chuvas continuem no estado na segunda quinzena, especialmente, em áreas próximas ao litoral. “Isso, claro, cria a expectativa para o cearense de que maio encerre com chuvas próximas à média histórica”, diz a pesquisadora.

Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Leave a Reply

Sair da versão mobile