in

São Gonçalo, Maracanaú e Fortaleza têm cerca de 40 dias consecutivos de chuva

Os municípios de São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e Fortaleza estão, até esta segunda-feira (11) com cerca de 40 dias consecutivos de chuva, conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

São Gonçalo, localizado na macrorregião do Litoral Norte, lidera o ranking do ano com 42 dias seguidos de precipitações. Logo em seguida vêm Maracanaú e Fortaleza com, respectivamente, 41 e 40 dias.

No caso da Capital, o período ainda é menor daquele registrado em 2003, quando a cidade ficou 51 consecutivos com acumulados seguidos entre 23 de fevereiro e 14 de abril de 2003.

Os municípios citados, que estão a norte do Estado, estão sendo beneficiados, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema meteorológico indutor de precipitações nesta época do ano.

Abaixo dos 40 dias consecutivos de chuva, estão os municípios de Viçosa do Ceará e Maranguape, ambos com 37, além de Granja, no Litoral Norte, com 36 dias consecutivos de precipitações, ainda de acordo com a Funceme.

Fortaleza deverá apresentar precipitações isoladas até quarta

O Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até a próxima quarta-feira (13), porém, de forma mais isolada em parte do Estado, conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesta segunda (11), a tendência é que os maiores acumulados se concentrem na faixa litorânea – principalmente pela manhã -, Ibiapaba, Jaguaribana e no norte do Sertão Central e Inhamuns. O céu deverá apresentar cobertura variada de nuvens ao longo do dia.

Já para terça-feira (12), há expectativa de redução na área com registros, principalmente no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Jaguaribana. De forma geral, porém são esperadas precipitações isoladas.

Por fim, a Funceme indica para a próxima quarta previsão de céu parcialmente nublado com cenário meteorológico favorável a novos registros em todas as macrorregiões.

Em geral, as chuvas esperadas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, devido a proximidade da ZCIT, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

VEJA TAMBÉM

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Em menos de sete dias, PRF faz nova apreensão de maconha em ônibus no Ceará

Forças Armadas autorizam compra de 35 mil comprimidos de Viagra