in

Secult Ceará abre inscrições para o VII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre, nesta terça-feira (8), as inscrições para o VII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical, que tem por objetivo a concessão de prêmio para reconhecimento a composições e arranjos musicais inéditos criados para solistas, orquestras, bandas de músicas e grupos instrumentais com formações flexíveis. Serão premiadas 30 composições originais nas categorias de Orquestra Sinfônica, Orquestra de Cordas, Banda de Música e Grupo Instrumental com Formação Flexível, e 11 arranjos de obras do compositor e regente cearense Alberto Nepomuceno nas mesmas categorias. Com recursos do Fundo Estadual de Cultura, o investimento é de R$ 174 mil. As inscrições são on-line, gratuitas e seguem abertas até 8 de abril de 2022. Mais informações estão disponíveis no site de editais da Secult Ceará: http://editais.cultura.ce.gov.br/.

“O Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical é um edital que já se consolidou nas Políticas Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, e visa premiar e reconhecer composições e arranjos musicais inéditos, tanto para os músicos que atuam em orquestras, sejam solistas, ou também de bandas e demais grupos instrumentais. É um prêmio que amplia o acervo do banco de partituras oficial da Secretaria a partir das obras produzidas no certame, fomentando assim os processos de difusão e pesquisa da música autoral no nosso estado e no Brasil, no contexto das orquestras, bandas de música, e grupos instrumentais com formação flexível”, ressalta o secretário da Cultura Fabiano Piúba.

Novidades

“Nesta edição além de termos a ampliação no número de prêmios, somando 41 no total, eles serão divididos em duas grandes categorias: composição original e arranjos de obras do compositor Alberto Nepomuceno. Ressaltamos que as obras para bandas de música serão divididas em 5 níveis técnico-didáticos de acordo com o Pequeno Guia Prático para o Regente de Banda volume 1. Acreditamos que isso possibilitará a produção de repertório adequado aos níveis de aprendizado na vivência dos músicos de banda, e dará, aos compositores, opções técnicas e estéticas mais abrangentes, os deixando à vontade para escolher entre um dos 5 níveis sugeridos”, ressalta a coordenadora de Artes e Cidadania Cultural da Secult Ceará, Valéria Cordeiro.

Além disso, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através de Chamamento Público, vai realizar a 1ª Série de Concertos de Composição Musical Prêmio Alberto Nepomuceno, tendo como ação principal a execução e gravação, em formato concerto, das obras premiadas no referido prêmio, com objetivo de valorizar a memória musical e o potencial criativo e empreendedor dos músicos do Estado do Ceará.

Para tanto, a Secult selecionará a instituição responsável pela produção e gravação em áudio e vídeo dos concertos, bem como pela seleção dos grupos musicais, a partir de indicação realizada por membros e representantes do Sistema Estadual de Bandas de Música do Estado do Ceará (SEBAM/CE) em conjunto com a Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural – CODAC. Os Concertos devem propiciar conhecimento e visibilidade das obras dos compositores locais, e atender, além do público geral, um público especializado de músicos profissionais, alunos, professores, compositores, maestros e estudiosos da área musical.

Quem pode se inscrever

Pode concorrer ao apoio financeiro deste Edital, pessoa física, maior de 18 anos, residente e domiciliada no Estado do Ceará há, no mínimo, dois anos, com atuação comprovada na área cultural. A Pessoa Física na condição de candidata deverá ser a autora da composição musical inscrita. Importante ressaltar que o proponente premiado na edição anterior fica impossibilitado de participar na mesma categoria desta edição. Na partitura da obra inscrita no Prêmio não poderá constar nenhuma informação que possa identificar o compositor, tais como nome e pseudônimo, título e subtítulos da obra. Somente serão aceitas as informações expressivas e técnicas imprescindíveis à execução da obra, tais como bulas ou assemelhadas. Além disso, a primeira página de partitura de obra orquestral, conjunto instrumental e/ou vocal, deverá informar todos os instrumentos e/ou vozes exigidos para sua execução, em todos os naipes. Não poderá ser selecionado mais de uma obra de um mesmo proponente.

Inscrições

As inscrições para concorrer ao VII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical são gratuitas e acontecerão entre os dias 08/03/2022 até às 23h59 do dia 08/04/2022. NÃO serão aceitas inscrições após esse período, e são exclusivamente online pelo site http://editais.cultura.ce.gov.br/.

Todas as informações fornecidas no ato da inscrição deverão ser verídicas e atualizadas. Para efeito de inscrição neste Edital, todos os proponentes deverão estar previamente cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no seguinte endereço: https://mapacultural.secult.ce.gov.br. Não serão aceitas propostas entregues presencialmente na sede da Secult ou materiais postados via Correios.

Os proponentes que já têm cadastro no Mapa Cultural do Ceará e nos Mapas Municipais não precisam fazer novo cadastro, podendo atualizar informações que julgarem necessárias até a data de envio de sua inscrição.

Mais informações

Além do site Editais e do Mapa Cultura, o proponente pode obter informações através do e-mail premioalbertonepomuceno@secult.ce.gov.br, e pelos telefones (85) 3101-6740 e 3101-6763.

Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

O que você acha?

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Primeira Casa da Mulher do Ceará é inaugurada em um 8 de março histórico

Polônia anuncia que enviará ‘gratuitamente’ todos seus caças MIG-29 a Ucrânia