Isaac Bardavid, reconhecido como um dos mais importantes dubladores da história do entretenimento brasileiro, morreu nesta terça-feira (01), aos 90 anos. O artista estava internado em um hospital de Niterói, no Rio de Janeiro, tratando um enfisema pulmonar.
Junto com Orlando Drummond, que morreu em 2021, Bardavid é considerado uma das maiores lendas da dublagem brasileira. Há vários anos ele era a voz oficial do Wolverine, do X-Men, em animações e filmes — ele até chegou a conhecer Hugh Jackman, intérprete do herói nos filmes da 20th Century Studios, em uma participação no programa de Danilo Gentili, no SBT.
Os mais velhos também reconhecem a voz de Bardavid em personagens como o Esqueleto, vilão dos desenhos do He-Man; Obi-Wan Kenobi na dublagem original de “Star Wars: Uma Nova Esperança”; Freddie Krueger nos filmes “A Hora do Pesadelo”, nos anos 80; Phil, na animação “Hércules”, entre tantos outros trabalhos memoráveis.
Internação de Isaac Bardavid
Bardavid estava internado desde 26 de janeiro, e teve no começo desta semana uma acentuada piora clínica. O último boletim médico divulgado pela família do ator informava que ele estava inconsciente e que seu estado era muito grave.
“Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais”, disse o neto de Bardavid ao G1.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780