Nesta terça-feira (1), inicia oficialmente a quadra chuvosa no Ceará, com esperança de boas chuvas, segundo o último prognóstico anunciado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, para o trimestre de fevereiro a abril, o prognóstico indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno dela e ainda 20% de chances de precipitações abaixo da normal climatológica.
A pré-estação terminou com os melhores índices de chuvas dos últimos anos. A Funceme registrou, entre dezembro e janeiro, o acumulado de 215,6 milímetros, sendo 167,5 mm no mês passado e 48,1mm em dezembro de 2021. Esses registros indicam que o volume pluviométrico registrado no bimestre foi o maior desde 2011.
O município de Iguatu, no Centro Sul do Estado obteve o melhor índice de chuvas nos últimos dois meses, registrando 521 milímetros. Outros 73 municípios do Ceará tiveram índice acumulado de chuva acima da marca dos 200 milímetros.
Aporte nos açudes
Diante das boas chuvas de pré-estação, os 155 reservatórios do Estado monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apresentam discretas mudanças diárias. Atualmente, o volume aportado nos reservatórios é de 21,44%.
No mês de janeiro, dois açudes sangraram: o Germinal, na cidade de Palmácia e o Barragem do Batalhão, em Crateús.O reservatório Rosário, em Lavras da Mangabeira, ultrapassou a marca dos 90%. A previsão é que outros açudes transbordem nos próximos dias, com o início da estação chuvosa.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780