Corpo de Bombeiros resgata turista de cacimba de 8 metros de profundidade em Guaramiranga. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará resgatou, na manhã desta quinta-feira (13), uma turista de 46 anos de idade que caiu em uma cacimba, em Guaramiranga.
Os bombeiros militares foram acionados por volta das 9 horas por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
De imediato, os bombeiros lotados na 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª Cia/4º BBM), com sede na cidade de Guaramiranga, se deslocaram até o endereço informado para realizar o resgate.
De acordo com o subtenente Luiz Cláudio Oliveira do Nascimento, “as informações preliminares foram que uma turista e hóspede, Finlandesa de 46 anos de idade, subiu em uma cacimba desativada e sem água, quando a tampa da mesma girou devido ao peso que ocasionou sua queda de aproximadamente 8 metros de profundidade”, relatou o comandante do socorro.
O resgate
Inicialmente, os bombeiros militares realizaram uma amarração de ancoragem na tampa da cacimba, pois a mesma poderia cair na cacimba sobre a vítima. Como também, para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força na proporção de 4×1, utilizando um tripé de salvamento e um conjunto de moitões, cabos e mosquetões. Este sistema permitiu a descida controlada do comandante do socorro, o subtenente Claudio Nascimento, que constatou que a Senhora estava consciente e orientada e sentia fortes dores no joelho e tornozelo esquerdo.
A Senhora foi imobilizada, foi colocado um capacete da cor amarela por segurança e foi colocada no triângulo de resgate e logo em seguida foi içada de maneira prudente e conduzida pela ambulância ao Hospital Municipal de Guaramiranga, onde foi atendida pelo médico plantonista, Doutor Everaldo. Logo em seguida, houve traslado para o Hospital São Carlos em Fortaleza.
Além do sistema de vantagem mecânica, o bombeiro militar também utilizou seus equipamentos de proteção individual (EPI) e o cinto paraquedista.
Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta.
Em 2021, o CBMCE resgatou 286 vítima sem lesão e 91 com lesão. Enquanto que em 2020, foram resgatados 316 vítima sem lesão e 71, em todo o Ceará.
A guarnição que resgatou a turista foi composta pelo: subtenente Claudio, soldado Bilissan e soldado Capistrano. Também somaram esforços no resgate, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Guarda Municipal de Guaramiranga, além da ambulância e equipe do Hospital Municipal de Guaramiranga.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780
GIPHY App Key not set. Please check settings