Menu
in

Ceará deve seguir com condições de chuva, principalmente entre terça e quarta-feira

Céu deverá apresentar cobertura variável, mas ainda com nebulosidade em maior parte do Estado

O Ceará deve seguir apresentando condições favoráveis às chuvas até, pelo menos, a próxima  quinta-feira (6), segundo previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Nesta terça (4), a tendência é que ocorram precipitações entre os litorais de Fortaleza e Pecém até o fim da manhã. Nos período da tarde e da noite, as chuvas tendem a ocorrer nas macrorregiões da Ibiapaba, do Litoral Norte, do Cariri e ainda na porção sul das regiões Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns.

Para quarta-feira, a Funceme indica que as precipitações podem acontecer nas áreas central, sul e oeste do Estado ao longo do dia. Enquanto na faixa litorânea, as chuvas deverão se concentrar entre a madrugada e manhã.

Por fim, para a próxima quinta, a expectativa, neste momento, é de redução nas condições, mas ainda com alta possibilidade de chuva.

Em geral, os acumulados previstos ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Dados parciais indicam que o mês de dezembro de 2021 terminou com chuvas acima da média. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o observado foi de 50,8 milímetros contra os 31,6 mm da normal climatológica, representando um desvio positivo de 60,6%.

Durante o período, o Cariri foi a macrorregião que mais se destacou, já que apresentou a maior acumulado entre as demais. Lá, onde costuma chover mais em dezembro, apresentou 141,9 mm. A média mensal, segundo a Funceme, é de 66,1 milímetros.

Além da região localizada no sul do Estado, Maciço de Baturité e Ibiapaba apresentaram precipitações acima da média, com observados de 56,1 e 55 mm, respectivamente.

As chuvas de dezembro, que marca o primeiro mês da Pré-Estação, se deram, principalmente em decorrência de áreas de instabilidade e ainda da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mesmo sistema que levou precipitações torrenciais para o sul da Bahia.

Observação

As precipitações acima da média em dezembro do último ano não têm interferência na qualidade das chuvas esperadas para a quadra chuvosa, que começa em fevereiro, pois os sistemas que atuam agora costumam ser diferentes.

No principal período de precipitações no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema meteorológico responsável pelas precipitações.

Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780

Escrito por tvprincesavalenews

Acompanhe as noticias, em tempo real, sobe o Ceará, Brasil, e Mundo no portal Tv Princesa Vale News e fique por dentro de tudo de tudo que acontece.

Leave a Reply

Sair da versão mobile