Os servidores públicos do Estado do Ceará terão melhorias salariais em 2022. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana, nesta terça-feira (14), durante conversa semanal com a população por meio das redes sociais. Segundo o gestor, as melhorias devem ser anunciadas até o fim deste ano.
“Meu compromisso é que todos os servidores cearenses terão melhorias salariais a partir de janeiro no ano de 2022. Sejam elas na reestruturação das carreiras que temos feito, várias delas, inclusive, com projetos de leis já aprovados na Assembleia Legislativa, com repercussão a partir de janeiro; sejam nas carreiras que nós estamos dialogando e negociando, que anunciaremos até o final deste mês”, garantiu.
Camilo Santana também destacou o pagamento da segunda parcela do 13° salário, realizado no dia 10 de dezembro, que beneficiou cerca de 180 mil servidores, entre ativos e inativos. Neste mês, foram injetados R$ 2,58 bilhões na economia cearense com o pagamento da segunda parcela e das folhas salariais de novembro e dezembro (antecipado de janeiro). “Isso movimenta a economia. São as pessoas que vão pagar sua continha, quem está com dívida. São pessoas que vão fazer suas comprinhas no comércio, fazer uma feirinha melhor no final de ano para passar o Natal e Ano Novo com suas famílias. Isso é importante para o emprego e a economia”.
O gestor elogiou o atual momento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), que oferece serviços de saúde, por meio da Rede Credenciada aos servidores públicos estaduais. “Nós melhoramos significativamente. Só vejo elogios. Os servidores parabenizando e agradecendo as mudanças que fizemos no Issec. Isso é muito importante porque é cuidar bem daqueles que cuidam dos cearenses, que são os nossos servidores”, afirmou o governador.
Passaporte da vacina
Outro ponto da conversa foi o passaporte da vacina, que está sendo exigido para o ingresso em restaurantes, bares, eventos e – conforme anunciado na sexta-feira (10) – equipamentos públicos em todo o Estado.
Nesse sentido, o chefe do Executivo estadual comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou obrigatória a apresentação do passaporte de vacinação para entrada no Brasil. “Quero parabenizar a decisão do STF, seguindo a orientação da Anvisa, que é um órgão federal, e o próprio Ministério da Saúde não queria seguir, que determinou ao estrangeiro que entrar por aeroportos ou portos aqui no Brasil, e também no Ceará, a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacina”.
Camilo Santana aproveitou para rebater uma notícia falsa que circulou nas redes sociais divulgando que o Estado publicou um decreto que suspende todos os eventos no Ceará entre os dias 15 de dezembro e 4 de janeiro. “Está autorizado a ter festas, com limitações. A partir do dia 15 [de dezembro], serão limitadas até 5 mil pessoas em ambientes abertos, e 2.500 pessoas em ambientes fechados, com a obrigatoriedade da apresentação do passaporte de vacina”, explicou.
O governador alertou aos internautas para procurarem canais oficiais e confiáveis. “Eu fico até com pena dessas pessoas que usam desses instrumentos de mentira e fake news. Não olhem para fake news. Quando você receber um whatsapp com alguma notícia, procure checar se ela é verdadeira, não repasse, porque também repassar é crime”, pontuou.
O Governo do Ceará disponibiliza um canal de checagem de dados e estabelecimento da verdade em temas ligados à administração pública estadual: a Antifake CE.
Vale Gás Social
O governador reforçou a informação de que o Estado distribuirá neste mês 201.259 tíquetes do programa Vale Gás Social. Nesta terça-feira, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) iniciou a entrega dos tíquetes às prefeituras municipais, que serão responsáveis pela distribuição à população local.
“Que as mais de 201 mil famílias possam passar o Natal com o botijão recarregado, cheio de gás, cozinhando para seus filhos e familiares. Sempre tenho dito que o meu governo tem procurado olhar para os que mais precisam, os mais pobres e mais humildes. Esse é o papel do Estado”, ressaltou.
Este será o 1° lote do benefício como política pública permanente, que garante três botijões por ano às pessoas em situação de vulnerabilidade. Serão beneficiadas as famílias do Cartão Mais Infância, os jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 100,25. A cada edição do Vale Gás, cada família receberá um tíquete para recarga.
Consulte aqui a lista de beneficiários
Escola de Hotelaria
Raimundo Lopes, de Fortaleza, questionou sobre a data da inauguração da Escola de Hotelaria. “A inauguração está prevista para entre 20 e 22 deste mês. Nós iríamos inaugurar, mas todo o processo da pandemia atrapalhou o processo de inauguração. Ali foi uma parceria que nós fizemos com o Sesc/Senac”, respondeu Camilo Santana.
Segundo o gestor, o equipamento faz parte de uma estratégia que já conta com a Escola de Gastronomia Social e receberá uma Escola de Pesca, que está em processo de licitação.
Educação
A internauta Kilvia Mirela perguntou sobre a entrega dos tablets aos estudantes do Ensino Médio. “Eu comprei quase 340 mil tablets. Entregamos para o 1° ano, todos já receberam. Acho que já concluímos o 2° ano. Estamos aguardando a empresa entregar os outros tabletes. Se a gente não conseguir entregar o tablet até o encerramento do semestre aos alunos do 3° ano, não se preocupem que vocês vão receber esse tablet. Além disso, estamos licitando o tablet para o ano que vem. Ou seja, todo aluno que ingressar no Ensino Médio, a partir de 2022, no 1° ano já recebe um tablet e um chip, e vai poder ficar com esse tablet e esse chip durante os três anos de Ensino Médio. Essa é uma política continuada e permanente ”, detalhou Camilo Santana
Auxílio Catador
Sobre o pagamento do Auxílio Catador, foi explicado que não há atraso. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, que conversou por telefone com o governador, o pagamento de novembro será efetuado em dezembro, conforme prevê o cronograma. Já o de dezembro será antecipado. “Até a semana que vem, todos os catadores vão receber não só novembro, mas também vamos antecipar dezembro por causa do Natal e das festividades de final de ano”, garantiu o titular da Sema.
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780