Após cinco dias desaparecido, uma Senhor de 51 anos foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na manhã desta terça-feira (14), equipes da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/5ºBBM) com sede na cidade do Crato e ICMBio encontraram um Senhor de 51 anos de idade na Floresta Nacional do Araripe em uma área de mata fechada, próximo a trilha do picoto. O idoso não dava notícias aos familiares desde a última sexta-feira (10).
Os familiares sentiram a ausência do senhor na sexta-feira, acionando o Corpo Bombeiros no dia seguinte. De imediato, os bombeiros lotados do Crato iniciaram as buscas na região e agentes do ICMBio somaram esforços na Flona. Contudo, somente na manhã dessa terça-feira (14), por volta das 9h30, que o senhor foi finalmente encontrado. O idoso estava consciente, mas desorientado e muito debilitado apresentando quadro de desidratação.
Como as equipes já tinham feito buscas a pé, hoje as buscas foram de motocicleta, com o intuito de se cobrir uma área maior, e após alguns quilômetros da casa do guarda o Senhor foi encontrado em uma trilha, quando ouviu o som do motor das motocicletas. Logo após, os primeiros socorros, a vítima foi conduzida pela ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital São Francisco, em Crato.
De acordo com o subtenente Reginaldo da Silva, “ao nos avisar o Senhor perguntou se agente ia matar ele, quem era a gente e quando se tranquilizou pediu comida e água”, relatou o bombeiro militar que participou das buscas e encontrou a vítima.
Conforme a solicitante, em seu relato a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Juazeiro do Norte, “nos últimos dias antes do desaparecimento, o Senhor já vinha apresentando sinais de confusão mental”, informou a pastora Márcia.
Flona e ICMBio
A Floresta nacional (Flona) é uma categoria brasileira de áreas protegidas de uso sustentável estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). As florestas nacionais são áreas de posse e domínio públicos providas de cobertura florestal predominantemente nativa.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780