Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da África, ficou em estado de alerta para uma erupção e tem preocupado oceanógrafos brasileiros. O motivo se dá porque, segundo os especialistas, uma erupção explosiva poderia causar um tsunami que atingiria o Brasil, afetando a costa do Nordeste.
O alerta, que tem quatro níveis, está no segundo, onde pede alerta e vigilância no monitoramento da atividade vulcânica e sísmica.
O vulcão Cumbre Vieja, como é chamado, registrou uma sequência de movimentos sísmicos que seguem ocorrendo ao longo desta semana, o que indica proximidade de uma erupção.
Um comunicado foi divulgado pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) e destaca que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução em curto prazo.
No entanto, o pesquisador do Departamento de Geologia da Univerdidade Federal do Ceará (UFC), Afonso Rodrigues, explica que as chances de a possível erupção causar um tsunami que atinja o Brasil são baixas
É muito pouco provável que isso aconteça. A distância é muito grande e o vulcão é muito pequeno. É provável que a gente tenha vulcanismos, mas vulcanismo, mesmo em ilhas oceânicas, não significa dizer que possa causar tsunami, muito menos que possa ser de magnitude suficiente para alcançar o litoral brasileiro”, esclarece
Flagrou algo? Envie para nós
[ 88 ] 99682-5780